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Metodologias

Este processo de auto avaliação é desenvolvido com a participação dos segmentos: docentes, técnico-administrativos, estudantes, dirigentes e representantes da sociedade sob a coordenação da CPA.

Um processo de auto avaliação deste porte inclui, necessariamente, a negociação e a participação dos envolvidos tanto nas decisões relativas aos indicadores previstos quanto ao que diz respeito à definição das medidas decorrentes dos resultados obtidos.

A análise situacional compreende o diagnóstico da realidade, que será objeto da intervenção pretendida. De modo que visa a possibilitar a CPA identificar os principais problemas relativos ao ensino, permitindo, assim, a definição de prioridades, metas a alcançar e ações a serem desenvolvidas.

Para solucionar os problemas existentes no processo de auto avaliação foi necessário utilizar uma das ferramentas da qualidade o Ciclo do PDCA de Deming, ou seja:

P: (PLAN) = Planejar para mudar

D: (DO) = Executar

C: (CHECK) = Verificar

A: (ACTION) = Agir para transformar

 

Etapa P: Planejando a Análise Situacional:

A partir da caracterização da realidade, dentro das dimensões, dever-se-á proceder à identificação dos problemas, assim como ressaltar as conquistas consolidadas. Neste momento, recomenda-se uma ampla discussão sobre os “achados” do processo permitindo que, internamente, esses problemas e conquistas sejam priorizados.

 

Etapa D: Identificação de Problemas e Conquistas:

Nessa etapa do processo avaliativo, devem-se observar prioritariamente as necessidades, efetivas de cada curso, cada departamento e/ou cada setor da do centro universitário, permitindo uma reflexão sobre os problemas, conquistas e potencialidades, com base no que seria ideal conseguir executar a ação educativa planejada. Para isto, desenvolver o projeto de implantação ou melhoria, atendendo as necessidades existentes. Coletar dados avaliativos antes, durante e depois da execução para melhor ajudar a equipe de trabalho em como solucionar os problemas diagnosticados decorrente da análise dos dados.

 

Etapa C: Identificação de Soluções

Verificar os resultados do programa de implantação ou melhoria, comparando as metas obtidas com as esperadas. Interpretar os dados coletados para determinar o que deu certo, ou errado e por que.

 

Etapa A: Plano de Ação

O Plano de ação constitui-se no elemento-chave para a transformação positiva da realidade, permitindo uma visualização efetiva dos esforços necessários para se buscar a qualidade institucional. 

Para assegurar o aperfeiçoamento e o sucesso do processo avaliativo, é preciso desenvolver um trabalho que englobam as seguintes operações:

Elaborar um Plano de Ação;

Analisar o problema em profundidade;

Definir os objetivos a serem alcançados;

Estabelecer as metas quantitativas para que os resultados possam ser medidos em termos numéricos (quantidade ou percentagem de melhoria);

Estabelecer uma estrutura de trabalho;

Definir como será executado o plano;

Alocar responsabilidade e autoridade;

Estabelecer prazos;

Definir os dias e os horários das reuniões (que são permanentes e regulares);

Executar as atividades planejadas;

Tornar efetivas as ações previstas;

Coletar dados durante toda a execução do projeto;

Acompanhar, controlar e avaliar as atividades executadas:

Verificar o trabalho executado;

Efetuar ações corretivas se for o caso;

Instalar mudanças permanentes;

Buscar novas oportunidades de aperfeiçoamento.