Egressa do Curso de Fisioterapia Conquista Residência em Fisioterapia Respiratória no Hospital Otávio de Freitas, em Recife-PE

Vitória Lopes relata sua jornada de dedicação, participação em ligas acadêmicas e preparação para a residência em fisioterapia respiratória.

16/04/2024 09:21 am - Atualizado em 16/04/2024 09:30 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Desde o ingresso na universidade por meio do financiamento estudantil até a conquista de uma vaga na Residência em Fisioterapia Respiratória no Hospital Otávio de Freitas em Recife, no Pernambuco, Vitória Lopes demonstra como a determinação aliada à formação de qualidade na UniVS lhe abriu portas para um futuro de sucesso e realização profissional.

Nesta edição do “Jornadas que Inspiram”, conheça a trajetória de Vitória Lopes, egressa do Curso de Fisioterapia da UniVS, cuja jornada é marcada por amor à área da saúde.

1- Como a fisioterapia chegou em sua vida? Fale também como ingressou na UniVS e sobre a sua atuação.

Sempre tive vontade de ingressar no ensino superior e cursar algo na área da saúde, desta forma, fui pesquisar sobre os cursos que a UniVS ofertava para esta área, assim, soube que tinha o curso de Fisioterapia, até então, não conhecia muito sobre a área, fui pesquisar um pouco sobre o curso e gostei, então resolvi prestar o vestibular tendo como primeira opção a Fisioterapia. Passei no vestibular e ingressei na faculdade por meio do financiamento estudantil (FIES), no qual consegui 94% do financiamento. Após a conclusão do meu curso, iniciei meus estudos para me preparar para a prova da residência. Atualmente sou Residente do 2º ano em Fisioterapia Respiratória no Hospital Otávio de Freitas em Recife-PE.

2- Como foi sua trajetória na graduação? Fale detalhadamente sobre participação em eventos, projetos, ligas acadêmicas, trabalhos apresentados.

Durante a minha graduação sempre fui muito participativa nas atividades acadêmicas. fiz parte da liga acadêmica de cardiorrespiratória na qual fui vice-presidente, também fui monitora da disciplina cinesiologia e biomecânica. Fiz parte do projeto de extensão Amigos da Enfermagem, participei de congressos, minicursos, eventos no geral e tive um trabalho apresentado como co-autora.

3- Como foi sua trajetória até chegar onde você está hoje? Como foi a preparação?

⁠Quando paguei a cadeira de Fisioterapia Respiratória na graduação, me apaixonei pela área e através da participação de eventos tomei conhecimento sobre a Residência. Assim, surgiu a minha vontade de ingressar na residência após a graduação. Após a conclusão do meu curso, iniciei a minha preparação para fazer a prova da residência, segui um cronograma de estudos, e assim foram traçadas metas diárias de estudo, com videoaulas, artigos, livros, questões, etc. Após alguns meses de preparação, fiz a prova e infelizmente não passei. Um ano depois tentei novamente a prova, fui aprovada e ingressei na Residência em Fisioterapia Respiratória no Hospital Otávio de Freitas, na qual é uma instituição referência em patologias respiratórias e reabilitação pulmonar!

4- Como a UniVS contribuiu para que você chegasse onde está hoje? As práticas na clínica-escola contribuíram em que sentido?

A UniVS foi essencial nesse processo de aprendizagem, foi a base de tudo, do estudo, das atividades acadêmicas para se ter um bom currículo, o que conta bastante na prova da residência. As práticas na clínica-escola foram muito importantes para eu ter experiências e manuseio nos atendimentos. A estrutura da clínica-escola é maravilhosa e dispõe de recursos ótimos e isso conta muito no aprendizado. A minha graduação nesta instituição foi a base para que eu pudesse traçar a minha jornada para chegar ao meu objetivo, que somado à minha dedicação e determinação foi alcançado com êxito.