Jornadas que Inspiram: Egresso do Curso de Direito é destaque na Defensoria Pública de Icó

Felipe conta como descobriu sua vocação ainda no Ensino Médio e ingressou na UniVS através do ProUni, onde se destacou em projetos de pesquisa, monitorias e estágios.

15/04/2024 09:40 am - Atualizado em 15/04/2024 09:53 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta edição do “Jornadas que Inspiram”, Felipe Henrique, egresso do Curso de Direito da UniVS, compartilha sua jornada desde a descoberta da área jurídica ainda no ensino médio até chegar onde está hoje como Auxiliar Jurídico na Defensoria Pública de Icó. Felipe conta ainda que sempre teve presença ativa em projetos de pesquisa, monitorias e estágios, e fala do apoio fundamental da UniVS em sua formação e conquistas profissionais.

1. Como o Direito chegou em sua vida? Fale também como ingressou na UniVS e a previsão de sua atuação no futuro.

Eu fui estudante de escola pública e conquistei uma bolsa de estudos em uma instituição privada para cursar o Ensino Médio. Durante esse período, dediquei-me aos vestibulares de medicina, mas, no meu segundo ano do Ensino Médio, alguns professores começaram a sugerir que eu tinha aptidão para a área jurídica. Desde então, incluí o curso de Direito entre minhas opções favoritas. Eles acreditavam que eu possuía habilidades de comunicação e persuasão, fundamentais para a carreira jurídica.

Após realizar o Enem e obter 940 pontos na redação, decidi tentar o ProUni para a UniVS (Centro Universitário Vale do Salgado), uma instituição que conheci durante o Ensino Médio, quando alguns funcionários promoveram a divulgação de um vestibular. Não demorou muito para que eu fosse selecionado pelo ProUni e ingressasse na UniVS, anteriormente conhecida como FVS. Em 7 de agosto de 2018, participei da minha primeira aula no curso de Direito como aluno ProUni 100%.

Na aula inaugural, tive a certeza de que o Direito era a área certa para mim. Quando o professor Jaime (Reitor) perguntou sobre nossa trajetória até a faculdade, eu imediatamente levantei a mão para compartilhar minha história: um menino economicamente desfavorecido, bolsista em uma escola de Ensino Médio e agora estudante em um dos cursos de destaque de uma instituição renomada na região.

Uma das minhas paixões dentro da faculdade foi e continua sendo a docência. Mesmo sendo funcionário público, almejo tornar-me um excelente professor de ensino superior e espero retornar à instituição como docente. Será motivo de orgulho afirmar que a faculdade me proporcionou o futuro que construí ao longo de cinco anos, trabalhando diariamente para realizar essas conquistas.

1. Como foi sua trajetória na graduação? Fale detalhadamente sobre participação em eventos, projetos, trabalhos apresentados, etc.

Logo no primeiro semestre, adaptei-me de forma surpreendente. Gradualmente, o vasto universo de conhecimento começou a me envolver de maneira positiva. Desde o início da faculdade, demonstrei grande proatividade. Destaco algumas das atividades que desenvolvi:

1. a) Criação do projeto de pesquisa que investigava a situação carcerária dos detentos de Icó, abordando aspectos relacionados à educação, saúde e proteção de seus direitos;
  2. b) Monitoria em Introdução ao Estudo do Direito;
  3. c) Monitoria em Antropologia Jurídica, disciplina que admiro e que espero lecionar no futuro como docente da UniVS;
  4. d) Atuação como pesquisador na área da educação, com publicações em anais de eventos, incluindo uma recente aprovação em uma revista internacional, o International Journal of Scientific Management and Tourism (Qualis CAPES A4).

Além disso, participei ativamente de diversas outras iniciativas, tais como:

1. e) Envolvimento no projeto de extensão “Direito Constitucional na Escola”, idealizado pela professora e coordenadora adjunta do curso de Direito, Eveline;
  2. f) Participação como membro de pesquisa na Liga Acadêmica de Direitos e Garantias Constitucionais (LADC);
  3. g) Contribuição para o grupo de estudos em arte, cinema e fenomenologia, vinculado ao curso de Psicologia da instituição.

Além disso, fui aprovado na seleção para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porém optei por assumir outro processo seletivo, desta vez na Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará. Iniciei meu estágio na Defensoria Pública na cidade de Iguatu, mas fui posteriormente transferido para Icó, onde passei a desempenhar funções junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS.

Desde 2022, acompanhei as atividades de três Defensores, atuando nas áreas da 1ª Vara Cível, 2ª Vara Cível e Vara Única Criminal de Icó. Após minha formatura, me tornei Bacharel em Direito e fui contratado como auxiliar jurídico pela Defensoria de Icó, onde atualmente presto atendimento e orientação jurídica, elaboro peças processuais, pareceres jurídicos e planejo defesas para o Tribunal do Júri, entre outras atividades.

1. Como a UniVS contribuiu em sua aprovação nesta seleção?

Costumo dizer que a faculdade não me ajudou apenas no final do curso, mas desde o início. Para minha realidade de vida, na qual minha mãe, eu e mais três pessoas vivíamos apenas com o auxílio assistencial do governo federal e com trabalhos pequenos realizados por mim, ter a oportunidade de ser bolsista de monitoria e contar com a UniVS como lar e suporte foi fundamental.

Lembro-me das minhas idas e vindas diárias, que me permitiam estudar nos contra turnos com mais conforto, acesso a mais livros e materiais. Passei cinco anos estudando com os recursos disponibilizados pela faculdade, tanto materiais impressos quanto online. Cada parágrafo escrito, cada novo conhecimento adquirido, fortaleceu ainda mais minha determinação, com o apoio da instituição.

Não foi fácil, mas como mencionei em minha colação de grau: “meu destino é mudar vidas da mesma forma que a educação mudou a minha”. É isso que estou e espero fazer ainda mais durante o meu presente e futuro.