UniVS está entre os 10 melhores Centros Universitários do Brasil no IGC

A instituição está em 8º lugar entre os melhores Centros Universitários públicos e privados de todo o Brasil. O resultado foi divulgado pelo INEP, vinculado ao Ministério da Educação.

12/04/2024 09:57 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) é reconhecido nacionalmente pela qualidade de ensino e, no último ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), conquistou a oitava posição dentre os melhores centros universitários do país.

Nesta edição, o Inep avaliou a UniVS com nota 4 no IGC 2022, confirmando a tradição da Instituição que, há quase uma década, ocupa repetidamente um lugar de destaque no ranking do Nordeste e, nesse último, também no ranking nacional. Além disso, todos os cursos da Instituição receberam destaque com os resultados das avaliações do MEC, com notas entre 4 e 5.

Tudo isso é resultado de um trabalho de excelência na formação de grandes profissionais, fato comprovado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que, orientados por um corpo docente altamente qualificado, elevaram os cursos da UniVS para as melhores pontuações no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Mais sobre o IGC e CPC

O IGC e o CPC são os principais indicadores que aferem a qualidade do Ensino Superior em todo o Brasil, sendo divulgados anualmente pelo MEC. As notas atribuídas variam de 1 a 5. As instituições e os cursos que recebem notas 4 e 5 são considerados excelentes, os avaliados com nota 3 são regulares e, abaixo disso, são considerados insatisfatórios.

O CPC é calculado com base na avaliação do Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Já o IGC é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições. O índice também leva em conta a média do CPC das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.