Jornadas que Inspiram: Egresso da UniVS se destaca na Fisioterapia Domiciliar em Icó

Gustavo Araújo conta como sua paixão pela fisioterapia surgiu por influência de amigos e que, mesmo não sendo sua primeira escolha, tornou-se uma das melhores decisões de sua vida.

10/04/2024 08:00 am - Atualizado em 09/04/2024 15:59 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em mais uma edição de “Jornadas que Inspiram”, trazemos a história de Gustavo Araújo. Ele compartilha conosco sua trajetória repleta de desafios e conquistas, desde a descoberta da fisioterapia até sua atuação atual como fisioterapeuta do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município de Icó. Através de determinação nos estudos e dedicação diária, Gustavo nos conta como a paixão pela profissão e a busca contínua por conhecimento foram e ainda são fundamentais para alcançar o sucesso profissional.

1- Como a fisioterapia chegou em sua vida? Fale também como ingressou na UniVS e sobre a sua atuação profissional.

A fisioterapia não era a minha primeira opção, mas com a dúvida do que começar a cursar e com dicas de alguns amigos, pesquisei sobre a área e costumo dizer que a fisioterapia que me escolheu, e foi uma das escolhas mais certeiras da minha vida. Ingressei na faculdade com o FIES. Atualmente eu faço especialização em fisioterapia em terapia intensiva e sou fisioterapeuta do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD (EMAD/EMAP) do município de Icó.

2- Como foi sua trajetória na graduação? Fale sobre participação em eventos, projetos, ligas acadêmicas, trabalhos apresentados.

Minha trajetória durante a graduação foi uma grande metamorfose, desafiante, árdua, contudo, com muitos aprendizados e conquistas. No terceiro semestre tive o privilégio de ser ligante da LAFORTE, onde logo no início já consegui sentir o que é ser um fisioterapeuta, por me permitir conhecer muitos casos, como tratá-los, conhecer detalhadamente o mundo da pesquisa, trabalhar na comissão de organização de eventos, apresentações e premiações científicas. Não podendo esquecer da extensão, levando educação em saúde para a população e acompanhamento de pacientes atletas em campeonatos. Enfim, participar de Liga me fez um aluno mais disciplinado, dedicado e cheio de conhecimentos e valores que carrego até hoje como profissional.

3- Como foi sua trajetória até chegar onde você está hoje? Como foi a preparação?

Desde a graduação que sempre quis trabalhar com a fisioterapia hospitalar, contudo, a gestão municipal aderiu ao programa de Serviço de atenção domiciliar e tive a oportunidade de ser chamado para pertencer a essa equipe multiprofissional, onde o nosso principal intuito é levar o conforto do hospital até o domicílio do paciente. Ademais, continuo seguindo uma rotina de estudos, principalmente na área de terapia intensiva, me preparando para seleções e afins.

4- Como a UniVS contribuiu para que você chegasse onde está hoje? As práticas na clínica-escola contribuíram em que sentido?

Impossível não expressar a tamanha gratidão a todo o corpo docente do curso de fisioterapia, em especial em nome das professoras Núbia, Rauany, Ryana, Jeynna e o professor Dyony. O curso de fisioterapia conta com grandes mestres, que estão sempre buscando mais aperfeiçoamento, a fim de proporcionar um ensino de qualidade baseado em evidências científicas, um grande diferencial. Além de instigar tal feito aos seus discentes, é claro que carrego isso comigo. Durante toda graduação contei com aulas práticas, que foram de grande relevância para adesão dos meus conhecimentos, sem contar que elas sempre foram de forma realística e com equipamentos de qualidade em uma megaestrutura. A oportunidade de atender ao público nas mais diversas áreas da fisioterapia me abriu um leque de conhecimentos e a vontade de buscar sempre mais para ofertar, para que pudesse oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes que passaram por mim. Essa semente que foi plantada na graduação carrego e carregarei sempre comigo. O profissional que sou e busco ser, carrega muito do corpo docente já citado e das vivências e pessoas mais incríveis que tive na faculdade.