Jornadas que inspiram: A trajetória de Anny Karolinny marcada de superação e dedicação na fisioterapia

Conciliando estudos, trabalho e maternidade, Anny Karolinny conta como sua paixão pela fisioterapia nasceu do impacto positivo que presenciou na vida de seu avô.

09/04/2024 14:44 pm - Atualizado em 09/04/2024 15:28 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Desde que testemunhou o impacto da fisioterapia na vida de seu avô após um Acidente Vascular Encefálico (AVE), Anny Karolinny encontrou sua vocação. Ingressou na UniVS por meio de uma bolsa social oferecida pela prefeitura de Icó e hoje, como egressa do curso de Fisioterapia, destaca-se não apenas por sua dedicação aos estudos, mas também por sua atuação profissional e participação ativa na vida acadêmica. Com uma trajetória marcada pela superação e comprometimento, Anny Karolinny compartilha conosco sua jornada e os desafios enfrentados rumo ao sucesso profissional.

1- Como a fisioterapia chegou em sua vida? Fale também como ingressou na UniVS e um pouco sobre a sua atuação.

A vontade de ser fisioterapeuta surgiu ao ver como a fisioterapia mudou a vida do meu avô sequelado de um AVE. No entanto, eu sabia muito pouco sobre a área, mas já era ciente que a fisioterapia muda vidas. Ingressei na UniVS por meio da bolsa social ofertada pela prefeitura de Icó. Sou pós-graduanda em psicomotricidade e neuropsicomotricidade. Atendo nas áreas de fisioterapia pediátrica motora, respiratória e psicomotricidade na Clinik Fisio.

2- Como foi sua trajetória na graduação? Fale detalhadamente sobre participação em eventos, projetos, ligas acadêmicas, trabalhos apresentados.

Sempre fui apaixonada pela área da pediatria motora, no entanto, não existia nenhum projeto para esse público. Em meio a pandemia, juntamente com outros colegas de semestres diferentes, fui membro fundador da LANPED, Liga Acadêmica de Neonatologia e Pediatria, sendo diretora de comunicação com a sociedade; meu TCC foi voltado para essa área da pediatria com o tema: IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR DE CRIANÇAS ATÍPICAS; fui monitora de Metodologia Científica.

3- Como foi sua trajetória até chegar onde você está hoje? Como foi a preparação?

Minha trajetória foi, de fato, difícil. Acredito que todos os alunos são, por enfrentar todos os dias algo novo. No entanto, fui mãe ainda na graduação, trabalhava e estudava. A palavra que define meu período na graduação é com certeza SUPERAÇÃO. Muitas vezes ia pra faculdade virada dos meus plantões no Hospital e mesmo assim, me mantive acima da média em todos os semestres, nunca reprovei nenhuma disciplina e me considero apta ao mercado de trabalho.

4- Como a UniVS contribuiu para que você chegasse onde está hoje? As práticas na clínica-escola contribuíram em que sentido?

A Clínica Escola da UniVS nos prepara para a vida; temos contatos com nossos pacientes, desenvolvemos o senso clínico e resolutivo ainda na graduação; aprendemos a sair da zona de conforto e pensar fora da caixinha. Hoje, alguns dos meus pacientes, foram meus pacientes na clínica-escola. Em todos os momentos que necessitei de algo, foi resolvido com prontidão pela coordenação do curso bem como pela reitoria. Todo dinheiro investido é bem retornado para o aluno no sentido de conhecimento e oportunidades. Ainda que nada alcance a perfeição, a UniVS entrega bons resultados e profissionais capacitados na área da fisioterapia.