(88)99211-8248

Egressa do curso de Direito conta suas conquistas durante a graduação até ser convidada a trabalhar na direção da Vara Única de Cedro

Ilaíse Francelino se destacou durante os dois anos de estágio no CEJUSC de Iguatu, na Vara Criminal, e também foi aprovada no 37º Exame da OAB, quando ainda era estudante.

05/04/2024 13:45 pm - Atualizado em 05/04/2024 13:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Ser egresso do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) é saber que a jornada logo após a conclusão do curso será de muito sucesso. Por isso, hoje contaremos um pouco da trajetória de Ilaíse Francelino, bacharela em Direito, que alcançou uma nova conquista ao ser convidada para trabalhar na direção da Vara Única de Cedro. Confira abaixo o bate-papo com ela sobre sua experiência na UniVS e sua atuação profissional: 

  1. Como o Direito chegou em sua vida?

 O Direito entrou na minha vida por acaso. Nunca foi meu sonho. Descobri em um cursinho o amor pelo Direito e resolvi tentar. Entrei na UniVS e a cada dia de aula, com os professores maravilhosos que tive, aumentou minha paixão. No 4º semestre, uma amiga me sugeriu tentar a seleção de estágio do TJCE, fiz e passei. Sou muito grata a ela.

  1. Quais conquistas você teve durante a graduação que merecem destaque?

 Comecei o estágio no Centro Judicial de Soluções de Conflitos (CEJUSC) de Iguatu, foram muitos desafios, mas aprendi bastante. Com mais ou menos 1 ano de estágio, pedi para ser transferida para a 1ª Vara Criminal de Iguatu, a fim de obter mais conhecimento, e fui aceita. Aprendi bastante e fiz uma nova família por lá. Em setembro de 2023, meu estágio acabou (o limite são 2 anos). Continuei na faculdade sem muita expectativa do que aconteceria depois, embora já aprovada na OAB 37º. Sempre fiz por onde ser reconhecida nos estágios por onde passei, fazer um trabalho bem feito e ter uma boa convivência com todos. 

  1. Como foi sua trajetória até ser convidada para a Vara Única de Cedro? Como você se preparou?

Em Dezembro, lá pelos últimos dias de aula do curso, faltando duas provas para concluir, recebi uma ligação de um magistrado perguntando se eu estava disposta a me mudar a trabalho. De pronto respondi que sim sem nem perguntar pra onde e qual cargo, rsrs.

Era o magistrado titular da vara do meu último estágio, que a ele foram solicitadas informações sobre mim pelo magistrado que respondia pela comarca onde estou hoje (Cedro). Fui indicada por Olga (diretora da 1ª cível de Iguatu e que trabalha com o magistrado que precisava da indicação). Ela me disse que ele precisava de alguém com meu perfil para a direção da Vara Única de Cedro.  

Fiquei aflita, sem saber se conseguiria colar grau a tempo, se conseguiria passar nas provas que ainda ia realizar. Eu tinha um prazo de uma semana. Mas quando está nos planos de Deus, Ele dá um jeito. Fiz as provas, passei, consegui colar grau antecipado e comecei a trabalhar no dia seguinte. Sempre foi meu sonho um cargo como esse. Só tenho a agradecer a todos da UniVS por ter chegado onde cheguei (por enquanto), em especial a todos os meus professores. Aos amigos que fiz por lá, a todos que torceram e me apoiaram, e principalmente à Olga e ao Dr. Eduardo pela indicação e, Jéssica (assim como todos os demais da 1ª criminal e CEJUSC), por todo o aprendizado.


COMPARTILHE: