(88)99211-8248

Egressa da UniVS se destaca como Assistente da Unidade Judiciária da Comarca de Icó

Além do destaque com o novo cargo, Vitória celebra também sua aprovação na OAB e o início da sua pós-graduação em Ciências Criminais e Práticas Penais.

22/03/2024 12:29 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em uma jornada repleta de determinação e superação, Vitória Silva trilhou um caminho surpreendente no universo do Direito. Desde os primeiros passos na graduação até a conquista do cargo de Assistente de Unidade Judiciária da Comarca de Icó, sua história reflete não apenas o empenho pessoal, mas também o apoio fundamental oferecido pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Nesta entrevista, Vitória compartilha os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o papel fundamental da UniVS em sua trajetória de sucesso.

  1. Como o Direito chegou em sua vida?

Cursar direito não fazia parte dos meus planos até o ensino médio, porém esse desejo foi surgindo ao longo dele e já no final do terceiro ano, me dediquei para tirar uma nota no Enem que fosse suficiente para ingressar na faculdade de forma gratuita, assim fiz e consegui! Desse modo, em 2018.2 ingressei na UniVS através do ProUni e desde então meu amor pelo direito foi só aumentando e, apesar das dificuldades diárias, fui me encontrando no curso, criando vínculos com os colegas que inclusive se mantêm até hoje e também com os professores, que sempre nos instigavam a ir além.

  1. Como foi sua trajetória na graduação?

Minha trajetória na graduação foi muito enriquecedora para minha vida profissional. Desde o início, buscava estudar para além da sala de aula, pois assim que iniciei o curso já percebi que o direito era um universo e aquelas quatro horas durante cinco dias na semana, não seriam suficientes para agregar o conhecimento necessário. Sempre busquei participar de palestras, congressos e também, juntamente com alguns colegas de aula, idealizamos e criamos a primeira Liga Acadêmica do curso de direito da UniVS (LACJUS), com a finalidade de estudar conteúdos e estender os conhecimentos para além da faculdade, visando fazer uma ligação entre o jurídico e o social, e ainda na graduação, especificamente no 9° semestre do curso, consegui a aprovação do 36º Exame da Ordem dos Advogados.

  1. Como foi sua trajetória até ser convidada como Assistente de Unidade Judiciária da Comarca de Saboeiro? Como você se preparou?

No 6° semestre, me inscrevi numa seleção do estágio de graduação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, ainda no período da pandemia, então fiz a prova com questões subjetivas e uma redação. Após alguns dias saiu o resultado e consegui a aprovação no tão sonhado estágio, pois desde o início do curso sempre foi um sonho conseguir estagiar e conhecer a prática mais de perto. Assim, no 7° semestre, o TJCE me convocou e comecei a estagiar na Vara Única da Comarca de Icó/CE. Através desse estágio consegui agregar mais conhecimento, bem como construir laços profissionais que me abriram portas. Ainda no início do 10° semestre, surgiu a criação do cargo de Assistente de Apoio Judiciário e a Juíza Titular da Vara Única Criminal de Icó. Dra. Karla Neves Guimarães da Costa Aranha, confiou no meu trabalho e me fez o convite para ocupar o referido cargo, passando de sua estagiária para sua assistente de apoio.

4- Como a UniVS contribuiu em sua aprovação nesta seleção?

Sendo assim, como ainda não tinha concluído a graduação e para ocupar o cargo de assistente de apoio judiciário era obrigatório apresentar a certidão de conclusão do curso ou diploma, precisamos solicitar juntamente com a UniVS, uma antecipação de colação de grau. No período da solicitação, sequer tinha iniciado as Av1, logo, tive que esperar esse período e em seguida já fiz uma avaliação englobando todas as disciplinas do semestre para conseguir as notas das Av2. Obtendo a aprovação nas disciplinas, já realizamos a colação de grau e na mesma semana já assumi o cargo em questão. Sempre costumo dizer que 2023 foi um ano de realizações, fui aprovada na OAB, conclui a graduação, fui nomeada e também iniciei uma pós-graduação em Ciências Criminais e Práticas Penais na UniVS. Mas ainda estou no começo, tenho muito a aprender e conquistar!

Jornadas que Inspiram: Vitória Silva


COMPARTILHE: