UniVS inaugura em Icó a primeira Clínica-Escola de Medicina Veterinária da região

Cerimônia foi marcada pelas falas das autoridades e abertura do espaço para visitação guiada.

13/03/2024 15:46 pm - Atualizado em 13/03/2024 15:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No último dia 11 de março, o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) celebrou um marco importante em sua história com a inauguração da Clínica-Escola de Medicina Veterinária. O evento, que contou com a presença de autoridades, docentes, discentes e membros da comunidade, marcou o início de uma nova era no ensino prático e na prestação de serviços veterinários na região Centro-Sul e Vale do Salgado.

Durante a cerimônia, o reitor da UniVS, professor Jaime Romero, expressou sua gratidão e entusiasmo diante da concretização deste projeto visionário. Parabenizou aos estudantes e agradeceu as parcerias firmadas com prefeituras e órgãos. “Hoje é dia de festa, estamos inaugurando a Clínica Escola da Medicina Veterinária aqui da UniVS, com sede no Icó, mas que representa todos os municípios da nossa macrorregião. Parabéns a vocês, médicos veterinários!”, comemora.

A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UniVS, professora Jovanna Pinheiro, compartilhou sua empolgação com a nova estrutura e os benefícios que ela trará para os alunos: “A Clínica Escola de Medicina Veterinária vai propiciar aos alunos a vivência prática do que eles estão estudando em sala de aula, bem como também irá auxiliar a nossa população e cuidar dos animais aqui da nossa região”.

A aluna Heulália Caldas, do 8º semestre do curso de Medicina Veterinária, também compartilhou sua emoção ao fazer parte deste momento histórico: “Acredito que agora teremos acesso a salas de procedimento ainda mais equipadas, o que permitirá realizar simulações mais realistas e procedimentos cirúrgicos mais complexos. Isso certamente contribuirá para uma prática clínica mais eficaz e nos preparará melhor para enfrentar desafios reais no campo veterinário”.

Além de alunos, professores e pessoas da comunidade, esteve presente também no evento o prefeito da cidade de Jaguaribe, Alexandre Diógenes, que parabenizou à instituição pela infraestrutura oferecida à comunidade e destacou a relevância da UniVS na formação de novos profissionais qualificados para atender às diversas demandas do mercado na macrorregião.

Representando a prefeita de Icó, Laís Nunes, quem também elogiou e agradeceu pelo novo equipamento foi o procurador adjunto do município, Dr. Fabrício Moreira. “A UniVS faz com que, através da educação, jovens icoenses possam aqui aprender e, logo mais adiante, formados como médicos veterinários, possam cuidar das nossas boiadas, dos grandes e dos pequenos animais. Nós temos que divulgar esta boa ideia, nós temos que fazer chegar em todos os quadrantes do Vale do Salgado, do Centro Sul, que nós temos um Centro Universitário que forma e forma bem, porque forma com qualidade”, comemorou.

Clínica-Escola de Medicina Veterinária

A nova Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UniVS não apenas beneficiará os estudantes, mas também oferecerá serviços à comunidade, contribuindo para o bem-estar animal e o desenvolvimento da região. Além do atendimento especializado, o equipamento contará com Centro de Imagem, Centro de Análises Clínicas, Centro Cirúrgico, espaços para recuperação, com farmácia e uma infinidade de medicamentos, e um sistema inteligente para que o tutor possa acompanhar o seu pet e verificar a evolução do paciente.

CONFIRA O EVENTO