Tribunal de Justiça do Ceará inaugura o CEJUSC de Icó na UniVS

Cerimônia contou ainda com a presença de autoridades e estudantes do curso de Direito da UniVS.

05/03/2024 17:29 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), inauguraram, nesta segunda-feira, 04, mais um Centro de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC. O descerramento da placa de inauguração foi feito pela desembargadora Vanja Fontenele, juntamente com o magnífico reitor da UniVS, professor Jaime Romero de Souza.

Após o descerramento, foi realizado um momento de falas no Auditório da Clínica-escola. A desembargadora Vanja Fontenele parabenizou a UniVS: ”Quero aproveitar para parabenizar o Centro Universitário Vale do Salgado, que com essa iniciativa agrega muito a comunidade do Icó e região, porque vai trazer uma inovação na forma de solução de conflitos para as pessoas de uma maneira desburocratizada, uma maneira barata e que pode trazer a paz para todos aqueles que tenham conflitos e que estejam vivendo momentos tormentosos. Essa iniciativa pode trazer para cada um a oportunidade de descobrir como é que se faz a paz através da mediação e da conciliação”.

O reitor da UniVS, professor Jaime Romero, em sua fala, comemorou mais esse espaço onde os alunos realizarão as práticas jurídicas. “Nosso curso de Direito ganha mais um presente, mais um serviço especializado que traz para o estudante uma visão prática, um atendimento real à sociedade, e isso explica um pouco do sucesso que os nossos egressos, os profissionais formados na UniVS, têm tido no mercado de trabalho, em concursos e tudo mais. Nós agradecemos a todos aqueles que colaboraram, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, e todos que fazem da área jurídica uma área de mais alta relevância para a gente reduzir a desigualdade no nosso país, buscar a cidadania,” disse.

Estavam presentes no local a prefeita do município de Icó, Ana Laís Nunes; a Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Desembargadora Vanja Fontenele Pontes; a Juíza de Direito Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Dra. Ana Paula Feitosa Oliveira; o Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC da Comarca de Icó, Dr. Ronald Neves Pereira; o Reitor do Centro Universitário Vale do Salgado, professor Jaime Romero de Souza; o Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Vale do Salgado, Wenderson Silva Marques de Oliveira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Icó, Dr. Kleber Colares; Dr. Bruno Benigno, do CEJUSC Saúde e demais autoridades e estudantes de direito.

CEJUSC na UniVS

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Na unidade que funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS serão atendidas situações diversas, como os exemplos a seguir:

• Conflitos de Vizinhança: brigas entre vizinhos por barulho, limites de propriedade, entre outros;
  • Conflitos de Família: divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros.
  • Conflitos de Consumo: Problemas com produtos ou serviços, como troca de mercadorias, defeitos, etc.
  • Conflitos de Direito Civil: Questões contratuais, indenizações, aluguéis residenciais, cobranças de dívidas, entre outros.

Confira o evento!