Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS contará com unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJCE

Essa nova unidade tem como objetivo principal atender às demandas dos moradores da comarca de Icó e região do Vale do Salgado.

28/02/2024 15:03 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No próximo dia 4 de março, o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) unirão esforços para inaugurar mais uma Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A cerimônia de inauguração e fala das autoridades acontecerá no Auditório da Clínica-escola e haverá o descerramento da placa às 9h.

Os coordenadores do Curso de Direito da UniVS, professor Wenderson Marques e professora Evelline Oliveira, explicam que essa é uma alternativa mais rápida, eficiente e menos onerosa para a resolução de conflitos, promovendo a pacificação social e a cidadania. “O objetivo principal do CEJUSC é promover a resolução de conflitos de forma consensual, ou seja, sem a necessidade de um processo judicial. Isso é feito por meio dos métodos alternativos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação”, afirma.

CEJUSC na UniVS

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Na unidade que funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS serão atendidas situações diversas, como os exemplos a seguir:

• Conflitos de Vizinhança: Brigas entre vizinhos por barulho, limites de propriedade, entre outros;
  • Conflitos de Família: Divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros.
  • Conflitos de Consumo: Problemas com produtos ou serviços, como troca de mercadorias, defeitos, etc.
  • Conflitos de Direito Civil: Questões contratuais, indenizações, aluguéis residenciais, cobranças de dívidas, entre outros.

Cerimônia de inauguração do CEJUSC da UniVS

Data: 04 de março de 2024

Local: Auditório da Clínica-Escola e Núcleo de Práticas Jurídicas.