Enade 2023: juntos inspiramos vidas e construímos grandes histórias!

Estudantes concluintes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UniVS realizarão o exame em 26 de novembro.

11/10/2023 14:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para ser um profissional da saúde de destaque é preciso muito mais do que tratar de enfermidades. É marcar cada paciente positivamente através do cuidado e do acolhimento, inspirando vidas. É prestar atendimentos de qualidade e humanizados, com domínio da teoria e prática. E a construção dessas grandes histórias profissionais começa ainda na graduação, com empenho e dedicação em todos os passos dessa jornada.

No dia 26 de novembro de 2023, os estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UniVS vão mostrar que estão prontos para se juntarem aos outros profissionais de sucesso formados pela Instituição com a realização do Enade 2023.

O que é o ENADE

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Ensino Superior em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares das graduações. A prova também avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à prática profissional, bem como o nível de conhecimento desses estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os alunos ingressantes são inscritos apenas para fins de regularidade, mas são dispensados de participar do Exame.

O Exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, por sua vez, é composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntas, as avaliações permitem conhecer a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior em atuação no Brasil.

Qual a importância do ENADE para os estudantes

O ENADE é importante desde o momento da escolha da graduação e da Universidade. Através dessa avaliação, o(a) aluno(a) pode saber quais as melhores instituições de ensino no oferecimento de uma educação de qualidade e uma formação diferenciada, que o permita se destacar no mercado de trabalho.

Além disso, a sua realização é um item obrigatório para a liberação do diploma do estudante. Se o curso que o concluinte faz parte do grupo avaliado naquele ano, a emissão de seu diploma fica condicionada à comprovação de realização do Exame.

Por fim, não são apenas os estudantes que procuram as instituições mais bem avaliadas no exame. As empresas também realizam essa pesquisa, buscando novos profissionais formados nos cursos que se destacam no ENADE.

Juntos construindo uma grande história

Os estudantes da UniVS sabem que não precisam temer o Enade, pois contam com a preparação acadêmica de uma Instituição que vêm construindo uma história de sucesso com eles desde o primeiro semestre, envolvendo uma excelente equipe de professores e uma estrutura única na região Centro-Sul.

Além disso, a UniVS oferece um acompanhamento pedagógico sistemático e com cursos cuja matriz curricular e as ementas das disciplinas estão alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Bacharelado e Licenciatura) e com os Catálogos dos Cursos (Tecnológicos). Desta forma, o resultado só pode ser exitoso.