EduInspirar Cariri 2023 reúne mais de mil líderes educacionais visionários de três estados em dois dias de evento

Representantes de mais de 200 escolas dos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco participaram do Congresso Internacional de Educação promovido pelo grupo Leão Sampaio.

10/10/2023 16:45 pm - Atualizado em 10/10/2023 16:59 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos últimos dias 6 e 7 de outubro, a Unileão e a UniVS inspiraram mais de mil líderes educacionais visionários, representantes de mais de 200 escolas dos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, a praticarem a nova era da educação em um mundo de transformação. O EduInspirar Cariri 2023 – Congresso Internacional de Educação promovido pelo grupo Leão Sampaio, reuniu grandes nomes da educação para debates, palestras e oficinas com foco na prática e estudos de caso.

“O EduInspirar nasce de um sonho antigo de criar essa ponte entre ensino superior e ensino básico e eu tenho certeza que sairemos daqui com várias propostas para a nossa educação. Parabéns a todos que contribuíram com a organização do evento e a todos aqueles que participaram desse momento ímpar”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da Unileão e da UniVS.

Primeiro dia: palestras e debates inspiradores

Na sexta-feira, 6 de outubro, o primeiro dia do EduInspirar aconteceu no Boulevard Buffet e Eventos e contou com palestras e debates inspiradores realizados por grandes nomes da educação, como a profa. Eliana Estrela, secretária de Educação do Estado do Ceará; prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, escritor, jornalista e filósofo; Onélia Santana, Secretária da Proteção Social do Estado do Ceará; e o prof. Dr. Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da educação.

Confira aqui a lista completa de palestrantes e mais informações sobre o evento!

“Eu quero parabenizar a Unileão e a UniVS por essa oportunidade de reunir educadores e educadoras de escolas públicas e privadas nesse momento tão importante, para pensarmos o presente e o futuro da nossa educação”, afirma a profa. Eliana Estrela, secretária de Educação do Estado do Ceará.

Segundo dia: oficinas com foco em atividades práticas e estudos de caso

No sábado, 7 de outubro, os profissionais da educação, após terem se inspirado com as trocas de experiências e saberes que ocorreram no primeiro dia, puderam participar de oficinas com foco na prática e estudos de caso, que aconteceram no campus Lagoa Seca da Unileão. As oficinas abordaram diversos temas, como: “Educação socioemocional: prática em sala de aula”, “Desenho universal de aprendizagem e as estratégias didáticas inclusivas para o/a/e aluno/a/e com deficiência”, “Recomposição de aprendizagens pós-pandemia” e “Diversidade e Educação: Tecendo diálogos sobre gênero e sexualidade no ensino”. Os temas foram sugestões dos próprios professores e profissionais da educação, ditos em reuniões anteriores com as equipes de relacionamento e apoio às escolas da Unileão e UniVS.

“Nós estávamos com os nossos professores, da graduação e do mestrado aqui da Unileão, trabalhando junto com os professores da educação básica. Então foi um dia riquíssimo, cheio de vivências importantes”, afirma Janiele Feitosa, coordenadora administrativa da Unileão.

Saiba mais sobre as oficinas do segundo dia!