Acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária da UniVS participam de Cerimônia do Jaleco

O evento marca a jornada acadêmica dos estudantes da área da saúde.

25/05/2023 08:46 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na última quinta-feira, 18 de maio, aconteceu a Cerimônia do Jaleco 2023.1 do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), com participação dos alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária da Instituição. O evento, que marca a jornada acadêmica dos estudantes da área da saúde, aconteceu no Centro de Eventos HG SOLUTION, em Icó, e foi uma oportunidade para os estudantes e familiares participarem de um momento de integração junto ao corpo docente do curso.

A Cerimônia do Jaleco é um evento simbólico, que acontece nos cursos de saúde e consiste no ato de vestir o jaleco branco perante a comunidade acadêmica, como um gesto de assumir o compromisso com a profissão escolhida, protegendo a própria saúde e a de seus pacientes.

A cerimônia marca um período importante da graduação para os ingressantes e é uma forma de dar boas-vindas à instituição, integrando os novos alunos para que eles sejam motivados a viverem ao máximo a experiência do período de formação.

Rito de passagem e compromisso com a excelência

O vice-reitor da UniVS, professor Wilson Santos, em seu discurso, ressaltou a importância do evento como um rito de passagem. “Para nós, é um momento ímpar. Eu sou apaixonado por ritos de passagem. Primeiramente porque os ritos criam nossa identidade, nos formam, enfim, têm um valor todo especial”, disse.

O professor Wilson Santos falou também sobre o compromisso que os alunos devem ter com o exercício de suas profissões. “O primeiro compromisso é o compromisso com a excelência, pois estamos em um mundo que cada vez mais precisa de profissionais responsáveis, éticos e compromissados com o fazer com excelência”, finaliza.

Adryelle Silva, acadêmica do 7º semestre de Enfermagem, concorda com essa mesma linha de pensamento. “O jaleco representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade, o respeito, a empatia, o cuidado e o amor com a saúde. Essa cerimônia representa o compromisso que nós firmamos com a formação profissional, ética e responsável. A vocação do nosso amor pela Enfermagem é a força motriz da nossa trajetória”, disse.