Dia Mundial da Enfermagem é celebrado neste dia 12 de maio

Data é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna.

12/05/2023 08:00 am - Atualizado em 11/05/2023 15:18 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia da Enfermagem é celebrado em todo o mundo em 12 de maio, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. A data foi instituída em 1960 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros para reconhecer a importância da profissão. Além de homenagear os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado e conforto dos pacientes.

Nesta data, o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) parabeniza a todos os profissionais da área, alunos e egressos do curso de Enfermagem da Instituição. Pessoas que fazem parte desta profissão vital para o sistema de saúde, desempenhando um papel fundamental no bem-estar da população.

Os enfermeiros estão presentes em todas as etapas do cuidado com a saúde. Desde o diagnóstico de enfermidades até o tratamento, ajudando os pacientes a lidarem com as suas condições de saúde e a recuperarem a sua autonomia. Além disso, eles também são responsáveis pela prevenção de doenças, educação em saúde e promoção do bem-estar.

Neste Dia da Enfermagem, é importante reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que muitas vezes enfrentam condições desafiadoras e lidam com situações extremas em prol do cuidado do próximo. É uma oportunidade para agradecer e homenagear aqueles que dedicam suas vidas a ajudarem os outros, reforçando a importância da enfermagem na sociedade e incentivando o reconhecimento e valorização dessa profissão.

XV Semana de Enfermagem da UniVS

O curso de Enfermagem da UniVS realizará, entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2023, a XV Semana de Enfermagem, presencialmente, na Clínica-Escola.

Nesta edição, o tema trabalhado por meio das palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos será “Respeito e segurança do cuidado de Enfermagem: do nascer ao morrer”.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, por meio deste link, das 8h do dia 05 de maio até as 18h do dia 30 de maio de 2023. Também é possível se inscrever de forma presencial na coordenação do curso, localizada no prédio principal da UniVS, diretamente com a comissão do evento. Serão ofertadas 300 vagas para estudantes de cursos de graduação, pós-graduação, técnico(a) de enfermagem, profissionais da área e comunidade acadêmica.