UniVS promove Semana da Biblioteca de 10 a 14 de abril

A programação contará com oficinas, concurso cultural e lançamento de novas ferramentas que auxiliarão na busca por informação.

03/04/2023 16:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Entre os dias 10 e 14 de abril, a Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes, do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), realizará uma semana repleta de atividades voltadas para auxiliar os alunos na busca por informação, concurso cultural e lançamento de novas ferramentas digitais.

No dia 10, haverá o lançamento da Unitec@, biblioteca virtual que possui um acervo com publicações digitais de acesso aberto nas diversas áreas do conhecimento. Todo o material da Unitec@ foi compilado por docentes da Unileão e da UniVS e organizado pela Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes, trazendo para os alunos um repositório recheado de informação.

Na terça-feira, dia 11, serão abertas as inscrições do Concurso Cultural Cordelando, que premiará o(a) autor(a) do melhor cordel com um kit de livros. Poderão participar da iniciativa alunos da UniVS, que irão demonstrar suas habilidades na produção escrita da literatura de cordel. Os participantes receberão certificação.

Os alunos deverão entregar a sua produção na biblioteca da instituição, impressa no formato e estrutura da literatura de cordel, de acordo com a sua criatividade. No ato da entrega do cordel na biblioteca, será preenchida uma ficha de inscrição com os dados dos autores. As três melhores produções farão parte do acervo da Cordelteca.

O edital com as datas e requisitos de participação no concurso cultural pode ser acessado aqui.

Acesse o edital do Concurso Cultural Cordelando

No dia 12, haverá o lançamento do sistema BIA, que é um gerenciador automático de fichas catalográficas. A Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes traz essa inovação aos seus usuários.

E na culminância de uma semana marcada por cultura e inovação, nos dias 13 e 14, serão oferecidas duas oficinas.

Na quinta-feira (13), será oferecida a oficina: Qualquer dia, qualquer hora: uso da tecnologia para a busca da informação. Será aberta ao público, e não será necessária inscrição prévia. Os alunos que se interessarem devem se dirigir à Ilha Digital, das 13h às 17h. Uma equipe de consultores apresentará as diversas ferramentas tecnológicas existentes na UniVS para auxiliar os estudantes na busca por informação. As vagas são ilimitadas.

Na sexta-feira (14), encerrando a programação, os estudantes terão oficina de xadrez, nos intervalos dos turnos manhã e noite. Também não será necessária inscrição prévia e as vagas são ilimitadas.

Semana da Biblioteca

Data: 10 a 14 de abril