Alunos do curso de Medicina Veterinária da UniVS participam de aula de campo em haras no município de Penaforte

Estudantes tiveram oportunidade de observar na prática alguns tipos de manejo nutricionais.

07/11/2022 09:27 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) realizou uma aula de campo no Haras Josimar Carvalho, no município de Penaforte. A atividade multidisciplinar, coordenada pelos professores Niraldo Muniz e João Elias, ocorreu no dia 22 de outubro e reuniu os alunos do quinto semestre.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de observar na prática alguns tipos de manejo nutricionais bovinos, e realizaram, ainda, demonstração com pasto das quantidades adequadas de fibra e proteínas para o bom crescimento do rebanho. O objetivo da atividade foi conciliar as aulas teóricas de sala de aula com o manejo prático, como relata o aluno Tharvino Bezerra. “Para nós que estamos presenciando essas aulas práticas é muito gratificante, porque a gente tem a vivência do haras, da fazenda, para reconhecer o manejo que é tido com os animais e ver como os profissionais trabalham”.

Além de recepcionar os alunos e apresentar os espaços do Haras, o professor Josimar Carvalho falou da importância que cada aluno tem para o progresso do país. “São pessoas que em breve a gente vai precisar ligar para eles, ter os serviços deles nas propriedades, não só nossas, mas também de todos os investidores e produtores cearenses. Muitos vão sair e levar esse nome forte que é a UniVS, porque a gente vê o interesse que esses alunos têm de serem grandes profissionais que contribuirão muito para o progresso da agropecuária e demais áreas do agronegócio nacional”, afirmou.

O professor João Elias, que acompanhou os alunos na atividade, explica como esses momentos agregam valor à formação. “Trazer os alunos da UniVS em momentos como esse apenas vão provar aquilo que eles veem em sala de aula, no campo. Tipos de manejo, manejo nutricional, toda aquela vivência de campo que nós tentamos mostrar para os alunos em sala de aula, nós provamos para eles nessa dinâmica, nesse manejo que acontece no campo quando nós proporcionamos visitas técnicas”, disse.

Por fim, a professora Sandra Figueirêdo, pró-reitora acadêmica da UniVS e também proprietária do Haras, agradeceu pela visita e reforçou a importância das aulas de campo como extensão no aprendizado. “É uma satisfação enorme receber tanto os alunos da UniVS como da Unileão, porque quando você vê que eles estão dentro das quatro paredes em sala de aula, achando que é só aquilo que está dentro dos livros, das apostilas, dos trabalhos de pesquisa e quando vai para um local empírico, para ele ver como a realidade é bem diferente do livro, tem esse estreitamento, a prática e a teoria para poder embasar o conhecimento desse aluno”, comentou.