Dia do(a) professor(a): ser professor(a) é semear conhecimento para o florescer de novas histórias

15/10/2022 08:00 am - Atualizado em 07/10/2022 10:58 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste sábado, 15 de outubro, celebramos o Dia do(a) Professor(a). Estes profissionais semeiam o conhecimento na vida dos indivíduos, o que permite o florescer de novas histórias, transformadas pela educação. É por toda a dedicação, comprometimento e importância para a sociedade que a UniVS presta homenagem aos professores e agradece a todos os seus docentes pela parceria e esforço na construção das carreiras de sucesso dos mais de 5 mil estudantes formados pela Instituição.

Veja o depoimento de docentes da UniVS:

Brian O’Neal Rocha, professor do curso de Direito da UniVS e docente da Instituição desde 2019

“Aprendi em casa que só o conhecimento transforma. Nunca tive padrinhos ou indicações de familiares no mercado de trabalho, então foi o conhecimento que abriu portas para mim, e faço o mesmo incentivo aos meus alunos.

Durante o meu período de universidade eu tive excelentes professores, que me indicaram o caminho profissional que hoje eu sigo. Tento apresentar aos meus alunos o mesmo viés de inspiração que eu tive, incentivando a pesquisa científica, a gentileza, humanidade e a inovação.

Como assumi a disciplina de Direito e Inovações no começo do curso, vejo ao final do curso os trabalhos sendo realizados com foco na tecnologia e na inovação e me sinto lisonjeado pela inspiração passada para eles. Recebemos alguns feedbacks e pedidos para orientação, e alguns até desejam ser professores inspirados pelo trabalho realizado em sala de aula, o exemplo também ensina.

Meus colegas também me inspiram quando vemos diversas metodologias ativas sendo realizadas e abraçadas por nossos alunos. Por fim, acredito que muitos se espelham no profissional ao serem apresentados pela realidade da prática apresentada durante as aulas teóricas e práticas na faculdade.”

Cleciana Alves Cruz, professora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia e docente da Instituição desde 2014

“O conhecimento impacta positivamente as condutas pessoais e profissionais, construindo novos horizontes e futuros maravilhosos, que às vezes nem sequer foram sonhados antes.

Sinto-me muito orgulhosa, honrada e realizada profissionalmente em saber que pude contribuir de alguma forma com histórias de sucesso brilhantes e magníficas transformadas pela educação.

Rotineiramente, recebo mensagens de alunos que ainda na graduação agradecem as contribuições, além de profissionais que já estão no mercado de trabalho e que também reforçam essa fala. Ainda, relatam meu nome associado a um direcionamento educacional/profissional, relacional ou até mesmo pessoal. Isso é extremamente gratificante e faz radiar meu encanto a cada dia pela docência. Sabe aquele trabalho que desenvolvemos diariamente que não sabemos viver sem ele? Sou eu. A docência é minha razão de viver e são essas experiências que me encantam cada dia mais.”

Waldilene Sousa, professora do curso de Administração e docente da Instituição desde 2014

“Eu acredito no poder do conhecimento, pois o conhecimento é o alicerce para o crescimento profissional. Ele é o caminho que trilhamos para melhorar a nossa vida. Para além disso, é impactar também positivamente na vida do outro e, assim, contribuir significativamente para a construção de um mundo melhor.

Eu acredito que a educação é a maior riqueza de um povo. E quando eu recebo a notícia que um aluno ou aluna prosperou, está bem-sucedido, eu me sinto muito feliz, extremamente orgulhosa. É uma sensação maravilhosa de missão cumprida. Porque aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouquinho de si e levam também um pouquinho de nós. Então é como se um pedacinho de nós, daquilo que dedicamos a eles, também prosperasse.

Na minha trajetória como docente, eu tenho recebido muitas mensagens e relatos de como na construção do conhecimento eu pude impactar positivamente na vida dos alunos. Um determinado dia eu encontrei com um aluno que veio agradecendo, me deu um abraço muito grande… Ele disse: ‘professora, eu quero compartilhar que através desse conhecimento que a senhora trouxe pra gente e falando com tanto amor, me levou a olhar a disciplina com outros olhos. E para além disso, professora, criei uma loja virtual’. Naquele momento, me senti muito feliz.”