UniVS participa de ação do Outubro Rosa no distrito de Icozinho

A campanha do Outubro Rosa visa conscientizar a população sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de promover outros aspectos da saúde da mulher.

11/10/2022 12:19 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), em parceria com a Secretaria de Saúde de Icó, participará, no dia 20 de outubro, a partir das 8h30, de uma manhã de prestação de serviços em alusão à campanha do Outubro Rosa, na Escola Municipal Francisca Albeni Duarte, em Icó. A ação será voltada para a comunidade usuária da Unidade Básica de Saúde do distrito de Icozinho.

Estarão presentes alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Direito e Psicologia da UniVS, que irão ofertar à população os serviços de tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, sala de palestra, vacinação em animais de pequeno porte, serviços de fisioterapia, assessoria jurídica e atendimentos de psicologia.

Sobre o Outubro Rosa

A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Outubro Rosa da Unidade Básica de Saúde de Icozinho
Data: