Defensoria Pública do Ceará presta assistência jurídica à população de Icó no Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS

Atendimentos estão sendo realizados às segundas e quartas-feiras, das 8h às 14h.

25/08/2022 14:08 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), está oferecendo atendimentos gratuitos à população, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 14h, no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniVS.

Os atendimentos estão sendo realizados por dois defensores, o Dr. Raphael Estrela de Castro Alves e o Dr. Emanuel Jorge de Morais Santana, para cobrir as demandas nas áreas cível e criminal, respectivamente.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da UniVS, professor Wenderson Marques, a prestação destes serviços possibilita uma melhor acessibilidade aos que precisam de atendimento jurídico.

Além da aproximação com a comunidade externa, também há ganhos para os alunos que cursam as disciplinas de Práticas Jurídicas, pois proporciona oportunidade de estágio remunerado, como é o exemplo do discente da UniVS, Francisco Felipe, que é estagiário da DPCE e acompanha os defensores diariamente.

A presença da DPCE potencializa ainda mais também a prática extensionista, pois os alunos adquirem habilidades por meio das práticas e vivências com situações reais, desenvolvendo capacidade procedimentais e processuais por meio dos atendimentos realizados, acompanhamentos em audiências, júris, etc.

As áreas de atendimento da Defensoria Pública são compreendidas atualmente pela atuação criminal, cível, defesa do consumidor, defesa da mulher, direitos da criança e do adolescente, direitos do idoso, da família, direitos humanos, sucessões, moradia, questões relacionadas à saúde, soluções extrajudiciais, entre outras.

Quem pode ser atendido?

A Defensoria Pública do Estado do Ceará presta assistência jurídica integral e gratuita para pessoas em vulnerabilidade econômica, social ou jurídica. Considera-se economicamente vulnerável a pessoa que não tenha renda suficiente para contratar um advogado particular sem prejuízo do sustento próprio.

Núcleo de Práticas Jurídicas
Av. Nogueira Acioly, nº 1015 – Centro, Icó – CE