Feriado do Dia do Estudante é transferido para 12 de agosto

Mudança segue o calendário educacional 2022 aprovado pela Assembleia de Mantenedores do SINEPE-CE.

10/08/2022 09:30 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) informa, a toda comunidade acadêmica, que o feriado letivo do Dia do Estudante foi transferido para o dia 12 de agosto (sexta-feira), conforme prevê o calendário educacional 2022 aprovado pela Assembleia de Mantenedores do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE).

Logo, no dia 12 de agosto, não haverá aulas. Já os demais setores administrativos da Instituição irão funcionar normalmente neste dia.

Sobre a data

O Dia do Estudante é oficialmente celebrado em 11 de agosto. A data foi instituída por diferentes motivos. Foi neste dia, em 1827, que o imperador D. Pedro I autorizou a fundação das primeiras faculdades de ensino jurídico no país, as quais eram, também, pioneiras no Ensino Superior brasileiro. Com a criação das Faculdades de Direito de Olinda (PE) e a do Largo do São Francisco (SP), foi sugerido pelo jurista Celso Gand Ley que, naquela data, fosse celebrado algo mais abrangente, como o Dia do Estudante.

Já em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem por objetivo representar os estudantes das variadas categorias em movimentos sociopolíticos.