III Encontro Internacional de Psicologia da UniVS reúne estudantes, professores e profissionais da área

Evento destacou qualidade da produção de pesquisas científicas por estudantes e professores do curso.

23/06/2022 12:31 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) realizou o seu III Encontro Internacional de Psicologia, com o tema “Reinvenções de uma Psicologia na contemporaneidade pós-pandemia”, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Com programação na Clínica-Escola e transmissões ao vivo pelo YouTube, o Encontro promoveu debates sobre Psicologia, Saúde, Educação, Direitos Humanos, dentre outros assuntos da atualidade, contribuindo, assim, com a experiência acadêmica e o futuro profissional dos estudantes, bem como dos professores e outros participantes da comunidade externa.

O evento também sediou a IV Jornada Nordestina de Gênero e Psicologia, o VI Encontro de Leitores e o I Colóquio de Gestalt-Terapia da Região Centro-Sul, os quais contaram com palestrantes de diversas regiões do país e internacionais, como da Argentina, de forma on-line e presencial, que expuseram as intersecções entre a Psicologia e demais áreas, como Educação, Pedagogia, Gênero, Diversidade, Território etc.

“O Encontro foi idealizado em 2020 com o intuito de, mesmo durante o isolamento social, fomentarmos debates junto aos alunos e, desde então, o realizamos anualmente. Este ano, o evento buscou, através de convidados nacionais e internacionais, ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica e profissional acerca dos saberes e práticas da Psicologia diante das transformações provocadas pela pandemia. Enquanto curso, agradecemos o apoio da Instituição e a participação de todos os convidados, professores, profissionais e discentes. O evento foi lindo e representou uma forma ímpar de troca de conhecimentos, informações e complemento à formação”, afirmou a professora Thamires Pereira Alves.

Apresentações de resumos e artigos

A produção científica de estudantes, professores e egressos do curso de Psicologia da UniVS foi destaque no Encontro, que contou com a apresentação oral de resumos e artigos científicos, os quais dialogavam com o tema do evento e suas subáreas.

Os trabalhos aprovados foram divididos em salas, com apresentações de cerca de 15 minutos, mediadas por um docente membro da comissão organizadora do Encontro. Após cada apresentação, ocorreram debates entre professores e participantes. Na ocasião, foi possível debater sobre a produção discente e propor novas possibilidades de pesquisa para os acadêmicos.

“Tendo em vista a atualização constante que a Psicologia exige, foi perceptível com o Encontro a relevância dos questionamentos e reflexões levantadas para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes de Psicologia da UniVS. Tivemos 30 trabalhos aprovados nas diversas temáticas do campo da Psicologia, todos dos nossos alunos ou egressos, sob orientação dos nossos professores, demonstrando a importância do Encontro como incentivo também para a produção científica”, completou a profa. Thamires.

Premiação

Como forma de reconhecimento às pesquisas científicas primorosas apresentadas no Encontro, a comissão organizadora realizou, ainda, uma premiação. No último dia de evento, os melhores trabalhos receberam Menção Honrosa nas categorias: resumo simples, resumo expandido e artigo completo.

A estudante do 7º semestre de Psicologia da UniVS, Thalyta Amália, falou sobre o sentimento de ter sido premiada em 1º lugar na categoria de artigo completo. “Ser premiada com a Menção Honrosa me trouxe muita felicidade e vontade de seguir realizando mais pesquisas. É uma motivação imensa que contribui para que eu possa continuar colaborando para o desenvolvimento social, além do meu crescimento profissional. Estou muito satisfeita e orgulhosa por ter conseguido compartilhar os resultados desse trabalho tão importante e bem produzido pelo meu grupo de estudos, o Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismos Carolina de Jesus (LAPFEM)”, afirma.

O artigo intitulado “Maternidade e Carreira durante a Pandemia” também é de autoria das estudantes de Psicologia da UniVS, Rita de Kassia Custódio Claudino de Almeida, Alinny Alice Batista e Antonia Milena Oliveira Silva, da egressa do curso, Laricia Nogueira Alexandre, e das professoras de Psicologia da Instituição, Rebecca Pinheiro Sedrim e Evelline Oliveira de Lucena. A orientação foi da professora Isabela Bezerra Ribeiro.

Segundo Thalyta, o objetivo do artigo foi compreender de que forma a pandemia e o isolamento social afetaram a vida das mães nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, que contou com 103 respostas de mulheres, entre 18 e 45 anos, de diversos estados brasileiros.

“Constatamos aspectos positivos e negativos vivenciados pelas participantes, sendo importante salientar que muitas mulheres mães tiveram dificuldade de conciliar maternidade, trabalho doméstico, trabalho remunerado e carreira durante a pandemia, e mesmo com uma rede de apoio elas se sentiram sobrecarregadas de alguma forma, gerando estresse, ansiedade e/ou depressão, ou seja, um conjunto de sintomas que provocam exaustão e impactam a saúde mental. Com isso, o estudo também mostrou os desafios relacionados à desigualdade de gênero existente na sociedade patriarcal”, contou a estudante premiada.

Confira aqui os premiados!