Curso de Direito da UniVS realiza simulação de audiência do STF

Atividade foi proposta pelo prof. Taítalo Mota.

09/06/2022 16:10 pm - Atualizado em 10/06/2022 20:01 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) acredita num ensino que alia teoria e prática. Por isso, os nossos estudantes têm vivências profissionais cotidianamente. É o caso da turma do 9º semestre de Direito, que realizou uma atividade de simulação de audiência do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da disciplina Prática Jurídica Real II.

A atividade ocorreu na Sala de Produção de Peças do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniVS, no dia 31 de maio, e foi proposta pelo professor do curso, Taítalo Mota, após analisar as mudanças que vêm ocorrendo no processo penal, como a criação do juiz das garantias, do acordo de persecução penal e o procedimento de arquivamento do inquérito policial.

“Essas inovações impactaram de forma significativa o processo penal brasileiro. E por estarem sendo julgadas neste momento pelo Supremo Tribunal Federal, eu resolvi trabalhar essa temática com os alunos”, explicou o professor Taítalo. “Simulamos o cenário de uma Suprema Corte, como o STF, colocamos cada aluno em uma função específica: tivemos os 11 ministros, seus assessores, o procurador geral da República, o advogado geral da União, e sete experts, para manifestarem seu posicionamento técnico-jurídico sobre os temas”, detalhou o docente.

Ao fim da atividade, os estudantes relataram suas experiências com a simulação. “Esse momento é importantíssimo para nós [alunos], porque vai nos preparando para a vivência do mundo profissional. Simulamos aqui o ambiente de uma Corte Superior, com todas as suas formalidades, todos os requisitos necessários para a participação, e eu acho que isso é um enriquecimento acadêmico imensurável. O professor Taítalo está de parabéns por ter nos dado essa oportunidade. A UniVS também, porque eu tenho certeza que isso contribui muito para mim e para todos os meus colegas”, afirmou o estudante do 9º semestre, Darcílio Dutra.