Primeiro congresso de Contabilidade da UniVS discute inovação e criatividade na atuação contábil

Evento contou com participações de entidades e empresas parceiras.

13/05/2022 08:52 am - Atualizado em 13/05/2022 09:23 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) realizou, nos dias 5 e 6 de maio, o primeiro congresso de Contabilidade, que discutiu sobre “Criatividade, Tecnologia e Inovação: novas perspectivas para a profissão contábil”.

A programação contou com uma feira no hall de entrada da Clínica-Escola da UniVS e com a presença de diversas entidades, que levaram informações sobre os serviços e produtos ofertados aos estudantes e profissionais de contabilidade inscritos no evento.

Na mesa de abertura, o vice-reitor da UniVS, professor Wilson Santos, falou da alegria de estar sediando momentos como este e destacou a importância desses encontros na carreira discente. Participaram ainda os delegados do Conselho Regional de Contabilidade de Icó e Iguatu, Leonardo Sousa e Felipe Nascimento, com falas marcadas pelo estreitamento dos laços entre o Conselho e os estudantes de graduação.

Abrilhantando ainda mais a noite, a professora Marta Chaves conduziu a exposição da temática com uma palestra interativa, demonstrando a versatilidade e dinamismo que o profissional contábil precisa desenvolver onde quer que esteja atuando. A professora relatou, ainda, experiências pessoais e competências adquiridas ao longo da carreira que fazem o profissional contábil ser indispensável em instituições públicas ou privadas.

No segundo dia, aconteceram as atividades científicas do evento, com os Grupos de Reflexão Contábil (GRCs), onde os estudantes e egressos da instituição apresentaram as suas pesquisas. Os trabalhos foram apresentados em formato de comunicação oral, com reflexão e debates conduzidos pelos professores. Foram apresentados quinze trabalhos, distribuídos em três grupos. Os demais estudantes e visitantes participaram como ouvintes.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Adriano Alves, avalia positivamente o evento. “O congresso foi muito proveitoso e principalmente nesse momento de retorno ao ensino presencial, universo pós-pandemia, trazendo assim um ânimo a mais para os alunos do curso, bem como fazendo uma boa relação com a sociedade. No evento, pudemos entender como surgiu o dia do profissional contabilista e trabalhar muito com as ações voltadas ao ensino e à pesquisa científica com os grupos de reflexão contábil, que foi uma oportunidade de demonstrar pesquisa científica para todo o curso e fazer acender o desejo de todos em buscar fazer mais pesquisas científicas”, frisou.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO