(88)99211-8248

12 de maio: UniVS parabeniza enfermeiros(as) pelo Dia Internacional da Enfermagem 

Data homenageia enfermeiras que são símbolos para a área.

12/05/2022 09:42 am - Atualizado em 12/05/2022 09:44 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os enfermeiros são profissionais essenciais para a sociedade. Pudemos ver isso nos últimos anos frente à pandemia. Mas eles não estão presentes só em situações como essa. Os enfermeiros participam da nossa vida do nascimento até a terceira idade, realizando atendimentos da saúde básica a áreas específicas.

Neste 12 de maio, o Conselho Internacional de Enfermagem definiu o tema do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro como: “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global”. “Valorizar a Enfermagem é valorizar a vida! Investir na Enfermagem é investir na qualidade dos serviços de saúde e na melhoria do acesso da população a estes serviços. Os profissionais da área merecem respeito, valorização e destaque, pois estão ali presentes do nascimento à morte, nos mais diversos contextos de vida da população, promovendo um cuidado holístico, buscando a preservação e manutenção da saúde”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem da UniVS, profa. Kerma Freitas, sobre o tema.

Enfermagem na UniVS 

Os estudantes do curso de Enfermagem da UniVS contam com professores doutores, mestres e especialistas capacitados para orientá-los na teoria e prática desde os primeiros semestres, além dos espaços de atendimento, na Clínica-Escola, com laboratórios modernos e o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões (APTL), onde a população é atendida por alunos com a supervisão de preceptores.

“A UniVS investe na qualidade do seu corpo docente, na infraestrutura dos laboratórios com equipamentos de ponta, promove a relação teoria e prática, conta com parcerias para estágios nas mais diversas áreas de atuação do enfermeiro e, através do Núcleo de Gestão de Carreiras, viabiliza estágios extracurriculares e até mesmo oportunidades de primeiro emprego aos nosso egressos”, destaca a profa. Kerma.

Símbolos da Enfermagem 

A data de hoje, para além de lembrar da importância desses profissionais, também é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, inglesa considerada a “mãe” da Enfermagem moderna. No Brasil, a homenagem se estende até o dia 20, em memória da nordestina Ana Néri, a primeira profissional da área a se alistar voluntariamente para o trabalho em combates militares na Guerra do Paraguai. Mesmo com condições de pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou, chegando a montar uma enfermaria-modelo em Assunção, capital paraguaia.

Eventos 

Neste dia 12 de maio, o curso de Enfermagem da UniVS, por meio da Liga Acadêmica de Promoção da Saúde (Laps) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde do Trabalhador (Laest), realizará uma programação especial para comemorar a data, no auditório da Clínica-Escola.

No turno da manhã, a partir das 8h, ocorre a palestra “Perspectivas para o enfermeiro no cenário atual: (auto)valorização para o devido reconhecimento ou o reconhecimento para uma (auto)valorização?”, com a Dra. Natália Bastos. E, às 19h, uma mesa-redonda sobre o enfermeiro como promotor de saúde em diferentes áreas de atuação: na atenção básica, com a Dra. Samantha Batista; atenção hospitalar, com a Dra. Brenda Pinheiro; docência, com a Dra. Cleciana Alves; e na saúde mental, com a Dra. Clélia Patricia Limeira.

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o curso irá promover a XIV Semana de Enfermagem, presencialmente, na Clínica-Escola. Nesta edição, o tema trabalhado por meio das palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos será “A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”.

As inscrições devem ser realizadas por meio deste link, até as 19h do dia 30 de maio. Serão ofertadas 300 vagas para estudantes de cursos de graduação, pós-graduação, técnico(a) de enfermagem, profissionais da área e comunidade acadêmica.


COMPARTILHE: