Coordenador de Medicina Veterinária da UniVS realiza palestra no evento “Dia de Campo”

Evento será realizado em Cedro – CE, para produtores do programa AGRONORDESTE.

01/12/2021 08:22 am - Atualizado em 28/12/2021 09:34 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniVS, professor Dr. João Zamae, realizará, no dia 4 de dezembro, uma palestra sobre “Clostridioses e verminoses” no evento “Dia de Campo – ovinocaprinocultura de leite”, que acontecerá no município de Cedro – CE.

O “Dia de Campo” é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Ceará), e pelo Sindicato Rural, e tem como público-alvo produtores do Programa AGRONORDESTE.

O convite foi realizado pelo estudante do 2º semestre de Medicina Veterinária da UniVS, Joaquim Ferreira, que é consultor do Programa AGRONORDESTE, na área da ovinocaprinocultura. De acordo com o discente, o professor foi convidado devido à sua relevante contribuição no curso de Medicina Veterinária, no qual demonstra competência, domínio e segurança em assuntos fundamentais ao bom desenvolvimento da ovinocaprinocultura.

“O curso de Medicina Veterinária da UniVS poderá ser um grande parceiro para essa área da pecuária, atuando na orientação dos produtores rurais, realização de exames de OPG, entre outros procedimentos necessários à produção. Em contrapartida, a produção pecuária da região poderá ser um campo fértil para as práticas dos estudantes e futuros médicos veterinários da universidade”, ressalta Joaquim.

A palestra que será ministrada pelo professor Dr. João Zamae refere-se a dois grupos de doenças muito incidentes no rebanho ovino do Nordeste e de alguns outros estados. Segundo o docente, estas doenças frequentemente são tratadas e manejadas da maneira incorreta.

“Para tratar e manejar essas doenças em um rebanho, a gente precisa saber como identificá-las, compreender quais medicamentos precisam ser administrados, avaliar a evolução do rebanho pós-administração desse medicamento, fazer ajustes. E só um médico veterinário é capaz de fazer essa avaliação. A partir dessa palestra eu mostro para os proprietários rurais o quanto a presença de um médico veterinário é fundamental no dia a dia da área de produção animal”, afirma o professor.

Para o coordenador, a participação de profissionais da UniVS em eventos da região, bem como fora da região, significa o reconhecimento da qualificação do corpo docente, validando ainda a qualidade do ensino ofertado pelo Centro Universitário. Também é uma forma de compartilhar o conhecimento com outras pessoas e profissionais da área fora da Instituição.