Estudantes de Educação Física da UniVS realizam simpósio sobre diversidade sexual, relações de gênero e políticas públicas

Evento é parte integrante das disciplinas Políticas Públicas e Multiculturalismo.

30/11/2021 17:25 pm - Atualizado em 28/12/2021 09:34 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), orientados pela professora Erika Sousa, realizarão o I Simpósio on-line sobre diversidade sexual, relações de gênero e políticas públicas. O evento ocorrerá no dia 2 de dezembro, a partir das 18h30, e será transmitido via Google Meet, neste link.

O evento tem como objetivo discutir meios para o estabelecimento da educação crítica, libertadora, e que mantenha observada o respeito às diversidades. Também serão debatidos temas como inferioridade feminina ante o homem; políticas públicas de promoção do respeito às diversidades; legislações; formações continuadas e espaços que promovam o tema em questão.

Sobre a temática, vale ressaltar as diversas correntes acadêmicas que tem pensado e abordado esses conceitos, pois existem aqueles que tratam relacionando apenas a uma dimensão biológica dos sexos, feminino e masculino, e por outro lado, os que a discutem do ponto de vista particularmente cultural.

Para os interessados, não haverá inscrições. No entanto, os organizadores emitirão certificados para os participantes, com carga horária equivalente a 4 horas, por meio de frequência a ser disponibilizada durante o evento.

Confira a programação

2 de dezembro de 2021 (quinta-feira)
18h30 – Narrativas de Vida: Experiências e Histórias
Palestrante: Jani Landim – Mulher lésbica e palestrante
Mohann Peixoto – Homem trans, advogado

20h – Políticas Públicas e Relações de Gênero
Professor Aluísio Lima – Psicólogo com pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

21h – A Teoria Queer e o Constructo Social
Andreza Souza – Egressa do curso de Educação Física da UniVS, mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisando identidades e memórias.

SERVIÇO
I Simpósio on-line sobre diversidade sexual, relações de gênero e políticas públicas: narrativas, percursos e igualdade.
Data: 2 de dezembro de 2021
Transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet