Aluno UniVS não foge do desafio: é ouro no ENADE!

Estudantes contam com o apoio de uma Instituição que oferece acompanhamento pedagógico sistemático e cursos com matriz curricular e ementas atualizadas.

14/10/2021 16:41 pm - Atualizado em 29/12/2021 09:42 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Desafios são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Eles possibilitam a aprendizagem, o ganho de novas experiências e põem à prova a habilidade de adaptação, essencial para se destacar de concorrentes. Neste segundo semestre, os estudantes dos cursos de Educação Física e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) terão um novo desafio pela frente: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021, que será realizado no dia 14 de novembro.

Os alunos da UniVS, entretanto, sabem que têm motivos de sobra para acreditar que podem se sair bem, afinal, contam com uma preparação acadêmica que envolve uma excelente equipe de professores e uma estrutura única na região do Vale do Salgado. Além disso, a Instituição na qual estudam oferece um acompanhamento pedagógico sistemático e cursos cuja matriz curricular e as ementas das disciplinas estão alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Bacharelado e Licenciatura) e com os Catálogos dos Cursos (Tecnológicos). O resultado só pode ser exitoso.

Suporte e preparação para o Exame

A UniVS está promovendo atividades de suporte e preparação para os estudantes que participarão do ENADE. São aulas com temas específicos do Exame, revisão de conteúdo, além de resolução de questões e simulados.

Confira a programação do curso de Educação Física.
Confira a programação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sobre o ENADE

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Ensino Superior em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares das graduações. A prova também avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à prática profissional, bem como o nível de conhecimento desses estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, por sua vez, é composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntas, as avaliações permitem conhecer a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior em atuação no Brasil.

Os resultados do ENADE, junto com as respostas do Questionário do Estudante, contribuem para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Isso significa que o desempenho dos participantes no exame influencia na visibilidade dos cursos e das instituições de ensino e, consequentemente, na forma como o mercado de trabalho enxerga esses diplomas.

Definição de áreas avaliadas

A definição das áreas que serão avaliadas pelo ENADE ocorre anualmente pelo Ministério da Educação, com base na proposta da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão vinculado ao Sinaes. A aplicação da prova para cada área respeita a periodicidade máxima de três anos.