(88)99211-8248

Curso de Psicologia da UniVS promove o curso de extensão “Psicologia e Pluralidades: Práticas Transversais e Compromisso Social”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

04/10/2021 13:50 pm - Atualizado em 29/12/2021 09:51 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) promoverá o curso de extensão “Psicologia e Pluralidades: Práticas Transversais e Compromisso Social”. A atividade tem como objetivo mediar, agregar, promover e discutir conhecimentos acerca da importância e relevância da Psicologia em temas contemporâneos e práticas transversais na busca de conscientização. O curso é organizado pela Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO).

Os encontros acontecerão semanalmente, de forma remota, através da plataforma Google Meet, com início no dia 20 de outubro e conclusão no dia 10 de novembro. A carga horária total das atividades é de 20 (vinte) horas.

Confira a programação dos encontros!

Encontro 1

Data: 20/10

Tema: Psicologia Política e as questões contemporâneas da participação democrática no enfrentamento das injustiças sociais

Convidada externa: Rochelly Rodrigues Holanda

Doutoranda e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Nordeste.

Encontro 2

Data: 27/10

Tema:  Psicologia Decolonial e as práxis interseccionais frente às sujeições e precarização da vida

Convidada externa: Vilkiane Natércia Malherme Barbosa

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga e Especialista em caráter de residência em Atenção Básica/Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Encontro 3

Data: 03/11

Tema: Psicologia e os desafios ético-político nas questões de gênero e dissidências sexuais

Convidada externa: Larissa Ferreira Nunes

Doutoranda e Mestre em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC – (Bolsista FUNCAP-CE). Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC).

Encontro 4

Data: 10/11

Tema:  Psicologia e as experimentações de um compromisso social na formação universitária

Facilitadores: Membros da LAPSICO (Liga de Psicologia Comunitária)

 Beatriz da Silva Santos Psicóloga pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Membro fundadora da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária – LAPSICO do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) e atualmente colaboradora da mesma. Integrante do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismos Carolina Maria de Jesus – LAPFEM pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS).

Evilâne Praxedes Ribeiro – Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Membro do Grupo de Estudos em Psicanálise (março a junho de 2019). Extensionista no Projeto de Extensão Toque de Cuidado: abordagem interdisciplinar para bebês prematuros e seus pais (fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019). Monitora da disciplina de Psicologia Geral (período de abril de 2019 a abril de 2020). Membro do Grupo de Estudos em Psicanálise e Arte (2020 – atualmente). Diretora de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (abril de 2021 – atualmente). Membro do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismos (abril de 2021 – atualmente).

Ícaro Patricio Felix – Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Diretor Científico da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO) da UniVS.

Nalysson Lucena – Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária da UniVS (LAPSICO). Membro Fundador do Grupo de Estudo e Produção: Cinema e Arte (PsicoCine). Participante do projeto de iniciação científica: Maquinações das práticas culturais na contemporaneidade: Um estudo interativo de sistematização da literatura científica (PIBIC).

Thuanny Oliveira – Graduanda em Psicologia pela Universidade Vale do Salgado (UniVS), Membra Fundadora e Presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO). Participa do Laboratório de Psicologia e Estudos Feministas (LAPFEM). Participou de Estágio Extracurricular no Núcleo de Empregabilidade da Universidade Vale do Salgado (UNIVS, 2018-2019).

José Erison Noronha Felix – Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO) da UniVS. Membro do Grupo de Estudos em Psicanálise e Arte da UniVS (2020-atualmente). Membro do Grupo de Estudo em Fenomenologia e Gestalt Terapia da UniVS (2020-atualmente). Monitor da disciplina de Psicologia Social (2021-atualmente).

Cecília Neves Ferreira Neta – Graduanda em Psicologia pela Universidade Vale do Salgado (UniVS), Membra Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO). Participa do Programa de Monitoria na Disciplina de Psicologia Comunitária.

Vânia Lopes – Graduanda em Psicologia pela Universidade Vale do Salgado (UniVS), Membra Diretora Financeira da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária (LAPSICO).


COMPARTILHE: