Ligas Acadêmicas do Curso de Direito da UniVS

10/06/2021 18:21 pm - Atualizado em 04/01/2022 13:22 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Direito do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) conta atualmente com a formação de três ligas acadêmicas: Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas e Sociais (LACJUS), Liga Acadêmica de Direitos e Garantias Fundamentais (LADGF) e a Liga Acadêmica de Direitos Constitucionais e Garantias Fundamentais (LADC). As ligas acadêmicas são iniciativas de professores e alunos que visam aprofundar temas específicos de interesse, complementando a formação extracurricular e acadêmica dos participantes.

LACJUS

A Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas e Sociais (LACJUS) tem como objetivo promover eventos de cunho social e acadêmico, levando conhecimentos jurídicos para a sociedade e colaborando para o crescimento do futuro operador do Direito, através de palestras, rodas de conversas, debates, etc.

A Liga já promoveu campanhas como o Natal solidário, entregas de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade; e realiza todos os semestres o evento “Diálogos Jurídicos”, que aborda temas direcionados à sociedade e ao mundo jurídico.

Os alunos que têm interesse em participar da Liga devem acompanhar os processos seletivos pelo Instagram: (@lacjusunivs).

LADGF

A Liga Acadêmica de Direitos e Garantias Fundamentais (LADGF), objetiva ampliar e aprofundar conhecimentos teóricos e científicos na área, como também incentivar a pesquisa acadêmica no âmbito do Direito Constitucional.

Diante do cenário atual tem o intuito de proporcionar eventos de forma virtual, como palestras, diálogos e debates jurídicos e posts, que visam transmitir informações atualizadas para o público geral e acadêmico.

Para ocorrer a seleção de discentes é necessário que os mesmos façam uma prova no final de cada semestre referente à disciplina de direitos e garantias fundamentais, que corresponderá a 1° fase do processo seletivo, na 2° fase haverá uma entrevista com aqueles que foram aprovados na primeira fase, então passando por essas duas etapas o aluno poderá ser parte integrante da respectiva liga.

Os alunos podem acompanhar as atividades da liga através do Instagram: (@ladgf_univs).

LADC

A Liga Acadêmica de Direitos Constitucionais e Garantias Fundamentais – LADC, criada em outubro de 2019, busca fomentar o ensino, pesquisa e extensão, objetivando o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimento, buscando contribuir para formação acadêmica e profissional dos seus membros e sociedade.

No dia 08 de junho de 2021, por meio do canal oficial da UniVS (You Tube), a LADC promoveu uma palestra sobre “os direitos fundamentais em tempos de pandemia”, com o Professor Eduardo Rodrigues dos Santos.

No site oficial da liga (www.ladcestudante.com), é disponibilizado o edital e formulário de inscrição.

Os alunos podem acompanhar as atividades da liga através do Instagram: (@ladcunivs).