CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVS REALIZA O I SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS

Evento acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, com transmissão pelo canal oficial da UniVS no YouTube.

09/06/2021 17:16 pm - Atualizado em 04/01/2022 13:28 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos dias 22 e 23 de junho, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) realizará o I Seminário sobre Pesquisa Social e Movimentos Sociais. O evento acontecerá a partir das 19 horas e será transmitido ao vivo pelo canal oficial do You Tube da UniVS.

O momento tem como objetivo fomentar o debate sobre pesquisa científica e os movimentos sociais contemporâneos brasileiros e apresentar os projetos de pesquisa dos discentes da disciplina Pesquisa Social para uma banca avaliadora.

Na participação das palestras serão disponibilizadas 8 horas de participação para os alunos externos à disciplina, e para os alunos das disciplinas de pesquisa social e classes e movimentos sociais II será disponibilizado a carga horária de 20 horas.

Programação:

Data: 22 de junho, às 19 horas

Tema:  A Pesquisa Científica no âmbito das Ciências Sociais

Palestrante:

Joice Fabrício –  Enfermeira formada pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO/FMJ). Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade de Fortaleza, atuando na linha de pesquisa: Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Técnica do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA) da Universidade Regional do Cariri e do Laboratório de Tanatologia da ESTÁCIO/FMJ. Integrante do APHETO – Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica e do Núcleo de Fenomenologia e Saúde (NUFES) da Universidade de Fortaleza. Idealizadora da JF Educação e Saúde. Atualmente se dedica a pesquisas qualitativas de cunho fenomenológico relacionadas a práticas em saúde com a População em Situação de Rua.

Data: 23 de junho, às 19 horas

Tema: Os Movimentos Sociais Contemporâneos no Brasil

Palestrante:

Zuleide Queiroz – Professora dos Programas de Mestrado: PMPEDU, URCA; PROFHISTORIA, URCA; e PRODER, UFCA. Integra a Frente de Mulheres do Cariri, a Resistência Feminista/Psol, O Movimento Negro Unificado e o Grupo de Valorização Negra do Cariri. Pesquisa nas áreas de educação, saúde, violência de gênero e negritude.

I Seminário sobre Pesquisa Social e Movimentos Sociais

Data: 22 e 23 de junho