(88)99211-8248

UniVS homenageia assistentes sociais neste dia 15 de maio

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

14/05/2021 12:23 pm - Atualizado em 04/01/2022 17:12 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Profissão de assistente social foi regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, e representa uma grande conquista para a categoria profissional e a sociedade como um todo, pois caracteriza a prática profissional a partir de uma visão mais crítica de mundo na perspectiva de consolidar uma sociedade mais justa e igualitária.

A pandemia da covid-19 vem acentuando as desigualdades sociais e tem destacado, além dos profissionais da saúde, o importante papel dos assistentes sociais, que se tornaram ainda mais indispensáveis para a população na garantia dos direitos e da justiça social. Neste sábado (15), celebra-se o Dia do Assistente Social e a UniVS homenageia esses profissionais que trabalham diariamente para transformar a sociedade em uma comunidade mais justa e igualitária.

Serviço Social na UniVS

O curso de Serviço Social da UniVS possui cunho humanista e forma profissionais com a missão de garantir os direitos e deveres dos cidadãos.

O bacharel em Serviço Social formado pela UniVS está preparado para exercer suas atividades respeitando à diversidade e visando o compromisso com a liberdade, justiça e democracia. Esse profissional pode atuar em várias áreas e setores como: educação, saúde, habitação, previdência, jurídico, entre outros, tanto na esfera pública quanta na privada.

Assistentes sociais na luta pelos direitos

Inseridos em várias esferas, os assistentes sociais colaboram de diversas maneiras para que a população, em especial pessoas em situação de vulnerabilidade, tenham melhores condições de vida, saúde e trabalho, sempre com o intuito de contribuírem para uma sociedade mais justa.

“No atual contexto de pandemia, a luta dos Assistentes Sociais é fundamental na busca pela ampliação e da consolidação das políticas públicas, “ pondera a professora Raquel Alencar, docente do curso de Serviço Social da UniVS.
“ A nossa categoria é uma categoria de luta e resistência, sempre lutando pela garantia dos direitos”, frisa Cicera Rosania Campos, egressa do curso de Serviço Social da UniVS.

Projeto UniVS Solidariedade

Diante do cenário de pandemia que vem afetando a economia do País, o Centro Universitário Vale do Salgado criou o projeto: UniVS Solidariedade, com o objetivo de dar suporte as famílias em situação de vulnerabilidade da cidade de Icó/Ce.
O projeto é coordenado pelo curso de Serviço Social da UniVS, e conta com o apoio de empresas da região e sociedade civil. Durante o período da campanha, a UniVS realizará a doação de cerca de 350 cestas, resultando no apadrinhamento de 40 famílias.

Sobre o Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, pelo Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil. Em 1993, no entanto, a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, passou a regulamentar a profissão. Em homenagem à regulamentação inicial da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.


COMPARTILHE: