UniVS é a melhor instituição do interior cearense

MEC confirma tradição e UniVS está entre as 7 melhores instituições do Nordeste. UniVS está entre as 7% melhores instituições de Ensino Superior do Brasil e é 1º lugar no interior cearense, segundo o IGC 2019.

13/05/2021 15:01 pm - Atualizado em 04/01/2022 15:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) é reconhecido nacionalmente e desponta entre os 21 melhores centros universitários do Brasil. Essa tradição pode ser comprovada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) referente ao ano de 2019, que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC avaliou a UniVS com nota 4 no IGC 2019, confirmando a tradição da Instituição que há 8 anos ocupa um lugar de destaque entre as 7 melhores IES do Nordeste e primeiro lugar no interior cearense.

Todo esse destaque é resultado de um trabalho de excelência na formação de grandes profissionais, fato comprovado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que, orientados por um corpo docente altamente qualificado, elevaram os cursos da UniVS para as melhores pontuações no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

“O nosso significativo crescimento ao longo dos anos nos índices de avaliação do MEC só comprova nosso compromisso com a educação de qualidade e com os resultados promissores dos nossos alunos. Todo o investimento que estamos fazendo em estrutura, qualificação docente e ensino, pesquisa e extensão levam a UniVS à posição de destaque entre as 7% melhores Instituições de Ensino Superior do país”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da UniVS.

Mais sobre o IGC e CPC

O IGC e o CPC são os principais indicadores que aferem a qualidade do Ensino Superior em todo o Brasil, sendo divulgados anualmente pelo MEC. As notas atribuídas variam de 1 a 5. As instituições e os cursos que recebem notas 4 e 5 são considerados excelentes, os avaliados com nota 3 são regulares e, abaixo disso, são considerados insatisfatórios.

O CPC é calculado com base na avaliação do Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Já o IGC é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições. O índice também leva em conta a média do CPC das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.