A justificativa para a Especialização em Atenção Primária à Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade se baseia na necessidade crescente de formar profissionais capacitados (as) e qualificados (as) para atuar no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Saúde da Família é a estratégia prioritária para a organização e qualificação da APS no Brasil, promovendo o cuidado integral, contínuo e próximo às realidades sociais e culturais das comunidades. A formação busca fortalecer a Rede de Atenção Primária à Saúde do SUS, Ceará, a partir das necessidades locais, com a missão de expandir e democratizar a qualificação da força de trabalho na APS do Estado do Ceará de forma humanizada. Além de oferecer aos (as) profissionais da saúde uma visão ampliada e multidisciplinar, interdisciplinar e interprofissional do cuidado, integrando promoção da saúde, prevenção de doenças e recuperação, alinhada com os princípios do SUS, como a universalidade, a equidade e a integralidade.
Além disso, o curso responde à demanda por profissionais qualificados em áreas como gestão, coordenação do cuidado e educação em saúde, visando fortalecer as equipes de Saúde da Família. Diante dos desafios de saúde pública, como o envelhecimento populacional, o aumento das doenças crônicas e a necessidade de integrar tecnologias e práticas inovadoras, a especialização se justifica pela urgência de aprimorar o atendimento na APS. A formação contínua dos profissionais de saúde é vital para garantir um sistema de saúde eficiente, com foco na melhoria dos indicadores de saúde da população e na redução das desigualdades no acesso aos serviços de saúde local.
Para saber mais sobre as disciplinas deste curso, acesse o campo matriz curricular.
Documentos necessários para inscrição:
Comprovante de residência atualizado.
Previsão de início:
Janeiro de 2025
Público-alvo:
Profissionais de nível superior da área da saúde.
Duração:
24 meses
Cronograma de aulas:
Mensalmente, no sábado das 8h às 12h e 13h às 17h, no domingo das 8h às 12h
Local:
Clínica Escola da UNIVS