O Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS busca cumprir sua função social, não se limitando ao ingresso no Poder Judiciário. Garante aos cidadãos o esclarecimento sobre seus direitos e formas de resolução de conflitos, por meio de diferentes mecanismos: conciliação, mediação e arbitragem. Assim, o NPJ dispõe de equipes de conciliação e mediação que buscam soluções através do diálogo.
O principal objetivo é disponibilizar serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos discentes e egressos da UniVS, bem como a integração entre estes e as empresas parceiras.
O NPJ UniVS presta atendimento para promover e defender direitos de crianças e adolescentes. Tem como ações mais frequentes:
Documentação necessária para solicitações:
O NPJ atua em casos de Direito de Família, sempre com o objetivo de preservar a dignidade da pessoa humana. Assim, realiza o atendimento inicial, então, verificada a indicação de acompanhamento por equipe multidisciplinar, faz o encaminhamento à equipe do serviço social. O Direito de Família envolve ações tais como investigação de paternidade, alimentos, guarda, divórcio e dissolução de união estável, partilha de bens, regulamentação do direito de visitas, interdição, entre outras.
Documentos necessários com cópias acompanhadas dos originais para autenticação:
O NPJ UniVS atua também em defesa dos direitos do consumidor. Promove, por meio dos projetos de extensão do curso de Direito, a divulgação da educação em direitos, especialmente os voltados à cidadania e defesa do consumidor.
Tem como ação mais frequente a revisional de contratos (cartão de crédito, empréstimos, veículos, imobiliária, construtora, plano de saúde, instituição de ensino etc.).
O Núcleo de Práticas Jurídicas da UniVS, em parceria com a Defensoria Pública, atua no atendimento inicial e no acompanhamento do processo cível da justiça estadual. Estão compreendidas entre as matérias mais usuais: a posse e a propriedade (usucapião, reintegração de posse e usufruto), cobranças, contratos (despejos e retomada de imóvel), sucessões (inventários e alvarás para levantamento de valores) e indenizações por danos materiais e morais.
Ações mais frequentes:
Original da carteira de identidade e CPF do(s) requerente(s);