Outubro Rosa: A Educação transforma e o conhecimento salva vidas!

O câncer de mama afeta mulheres e animais de estimação.

08/10/2024 15:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Outubro é o mês em que reforçamos a conscientização sobre o câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres. O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) aproveita a campanha para destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, mostrando como a educação pode salvar vidas.

Incentivamos as mulheres a adotarem hábitos preventivos, como o autoexame, que ajuda a identificar nódulos e outras alterações nas mamas. Mesmo não substituindo exames médicos, o autoexame permite que as mulheres conheçam melhor seu próprio corpo e fiquem atentas a mudanças.

A mamografia, principalmente para mulheres acima dos 40 anos, detecta o câncer em estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Além disso, um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercícios físicos, e evitando o álcool e o cigarro, reduz o risco de desenvolver a doença.

Quando o diagnóstico é precoce, as chances de sucesso no tratamento aumentam. Por isso, realize consultas regulares para acompanhar a saúde e detectar alterações precocemente.

Além do tratamento físico, o apoio emocional faz toda a diferença. Encorajamos o suporte psicológico através de grupos de apoio e terapias especializadas, fundamentais para garantir qualidade de vida às pacientes que enfrentam o câncer de mama.

Neste Outubro Rosa, reafirmamos o compromisso da UniVS com a educação transformadora. O conhecimento salva vidas, e através da conscientização, fortalecemos a luta contra o câncer de mama.

Cuidado que Transforma: A Prevenção do Câncer de Mama em Pets

O câncer de mama também afeta animais de estimação, como cadelas e gatas. A Clínica-Escola da UniVS desempenha um papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce dessa doença em pets, oferecendo atendimentos preventivos e exames especializados. Assim como nos humanos, detectar a doença cedo pode ser decisivo para salvar vidas.

Vamos juntos, neste Outubro Rosa, promover a saúde e o bem-estar de nossas comunidades, tanto de pessoas quanto de animais.