Homenagem da UniVS aos profissionais da Psicologia neste 27 de agosto

Curso de Psicologia da UniVS vem formando profissionais que atuam promovendo saúde mental e bem-estar social.

27/08/2024 08:00 am - Atualizado em 26/08/2024 13:31 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste dia 27 de agosto, celebramos o Dia do Psicólogo, uma data que reconhece a importância dessa profissão essencial para a promoção da saúde mental e do bem-estar em nossa sociedade.

O Dia do Psicólogo foi instituído em 27 de agosto de 1962, quando foi sancionada a Lei nº 4.119, que regulamenta a profissão no Brasil. Desde então, os psicólogos têm ganhado espaço e reconhecimento, contribuindo em diversas áreas, como a psicologia clínica, escolar, organizacional, hospitalar, jurídica, esportiva, entre outras.

O papel do psicólogo vai muito além do atendimento clínico; ele é um agente de transformação social, ajudando indivíduos a compreenderem suas emoções, comportamentos e a enfrentarem desafios cotidianos de maneira saudável.

Psicologia na UniVS: Formação de Excelência

Na UniVS, o Curso de Graduação em Psicologia visa à formação de profissionais capacitados para compreender os sentimentos e ideais de pessoas diversas. A instituição disponibiliza o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), parte integrante da Clínica-Escola UniVS, que é essencial para o desenvolvimento das atividades práticas dos alunos. Este espaço proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica, preparando-os para a atuação profissional.

Com conceito máximo no MEC, a graduação em Psicologia da UniVS se destaca por sua abordagem generalista e pluralista, que atende às Diretrizes Curriculares Nacionais. Isso garante que os graduados estejam preparados não apenas para a prática profissional, mas também para a pesquisa e o ensino de Psicologia.

Áreas de Atuação no Mercado de Trabalho

Os psicólogos formados pela UniVS podem atuar em diversas áreas, como:

• Psicologia Social
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia Esportiva
  • Psicologia Escolar/Educacional
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicologia de Trânsito
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicopedagogia
  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia
  • Análise Comportamental

Além disso, a UniVS também incentiva a criação de “Pequenas Empresas Júnior” de consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho, proporcionando aos alunos uma experiência prática valiosa. O Núcleo de Gestão de Carreiras da UniVS auxilia os alunos egressos a encontrarem ótimas oportunidades de trabalho, destacando-se pela formação de profissionais que compreendem a cidadania e os direitos humanos como base de sua atuação.

O Dia do Psicólogo é uma data para valorizarmos essa profissão que, com dedicação e empatia, transforma vidas e contribui para uma sociedade mais saudável e equilibrada. A psicologia, em suas múltiplas facetas, seguirá sendo um pilar essencial na construção de um futuro em que a saúde mental seja prioridade para todos.

Mensagem do coordenador aos estudantes e profissionais

“Gostaria de deixar registrado sobre a responsabilidade do ensino e formação em Psicologia. E como diria Walmir Monteiro ” Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso, é também uma notável dádiva. Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, as nossas expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar. Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério. Mas não apenas isso, é também um grande privilégio. Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações.”

Quero, como psicólogo, aprender a ouvir sem julgar, ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem. Quero poder ver o lado bom da vida e fazer as pessoas sentirem isso. Feliz dia da Psicóloga e do Psicólogo. Parabéns a todos que dedicam sua vida a essa profissão. “ – Lielton Maia Silva, coordenador do curso de Psicologia na UniVS.

Se você é apaixonado (a) por compreender o comportamento humano e deseja fazer a diferença na vida das pessoas, a graduação em Psicologia da UniVS é o caminho certo. Venha fazer parte de um curso que combina conhecimento técnico com uma sólida formação humanista, preparando você para ser um profissional de excelência na área da saúde mental e do desenvolvimento pessoal.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e como ingressar

A UniVS parabeniza os profissionais da Psicologia pelo relevante trabalho prestado à sociedade!