Diploma Digital começa a valer em janeiro de 2022

Implementação do Diploma Digital traz muito mais segurança e praticidade para a emissão, armazenamento e compartilhamento desse documento.

01/12/2021 08:33 am - Atualizado em 28/12/2021 09:33 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

diploma digital de curso Superior de graduação é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. A partir do dia 1º de janeiro de 2022, por ordem do Ministério da Educação (MEC), a emissão do documento passará a ser obrigatória em todo o território nacional e substituirá a expedição do diploma tradicional de papel.

Respostas às principais dúvidas sobre o diploma digital

O diploma digital também será adotado no Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) e, para que nenhum integrante da comunidade acadêmica tenha dúvidas, a Instituição preparou uma FAQ (perguntas frequentes, do inglês Frequently Asked Questions) sobre o tema, confira abaixo.

– Afinal, o que é o diploma digital?

Diploma digital é o documento final de conclusão de curso superior de graduação nato-digital, ou seja, com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. O diploma digital nada mais é que um arquivo XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil que irá assegurar a validade e a segurança das informações pertinentes ao documento final de conclusão do curso de graduação.

– O diploma digital poderá ser impresso?

O Diploma digital possui dois arquivos, o XML e a RVDD (Representação Visual do Diploma Digital). O Diploma Digital mesmo é um arquivo XML. Enquanto que a representação visual é um arquivo PDF com o layout de um diploma físico, que poderá ser impresso pelo aluno quantas vezes ele quiser. É importante ressaltar que esse arquivo impresso não tem validade jurídica, apenas simbólica. No entanto, essa representação visual possuirá um QRCode que somente após leitura digital poderá validar as informações daquele diploma.

– Onde e como os graduados receberão os seus diplomas digitais?

A UniVS criará um ambiente virtual de acesso restrito para geração e download da representação visual e o acesso ao XML do diploma digital.

A RVDD (Representação Visual do Diploma Digital), apesar de não ser o diploma, é a interface para, com auxílio do QR Code, por exemplo, ter acesso ao diploma digital no universo eletrônico e isso ocorrerá de forma rápida, prática e segura.

– Quais são as principais vantagens do diploma digital?
  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Versatilidade e agilidade na consulta e no compartilhamento desse documento;
  • Emissão e armazenamento integralmente digitais;
  • Evita fraudes;
  • Tem a mesma validade jurídica do documento físico, emitido em papel;
  • Simbolismo permanece pela RVDD.
– E se ainda houver dúvidas?

Os membros da comunidade acadêmica da UniVS que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato com a Instituição pelo WhatsApp (88) 9 9346-0259.