Com o Fies Social, além de ser permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais, 50% das vagas de cada edição do Fies serão reservadas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
Uma das grandes novidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2024 é o Fies Social, que permite a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo terem acesso ao financiamento de até 100% dos encargos educacionais de suas graduações, bem como a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para esse público.
Para terem acesso ao Fies Social, os estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
Realizar o cadastro no CadÚnico é de graça e qualquer família de baixa renda pode fazer. O registro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora.
Para isso, o responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.
Se sua família já tem cadastro, é possível consultar pela própria internet se as informações estão atualizadas, para que seja possível obter acesso ao Fies Social e aos outros programas governamentais. Para isso, basta baixar o App do CadÚnico, disponível tanto para aparelhos Android como IOS.
Como os estudantes poderão comprovar a baixa renda para ter acesso ao Fies Social?
No ato da inscrição, cujo cronograma será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o candidato que se enquadrar nas condições do programa será identificado automaticamente pelo sistema do Fies.
No período de complementação da inscrição, o candidato pré-selecionado à vaga Fies Social poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela Instituição de Ensino Superior.