Durante todo o mês de junho, diversas instituições e bancos de sangue promovem eventos e atividades para engajar a população, esclarecer dúvidas e desmistificar a doação de sangue.
Além dos festejos juninos, o mês de junho também promove uma conscientização sobre o ato de altruísmo que pode salvar vidas: a doação de sangue. Nesse ínterim, o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) apoia a campanha Junho Vermelho e ressalta a importância desse ato tão nobre. A meta é aumentar o número de doadores regulares e garantir que os hospitais tenham o suprimento necessário para emergências e tratamentos contínuos.
No Centro-Sul cearense, as iniciativas se multiplicam com o apoio de instituições como a UniVS, que se mobiliza para incentivar a comunidade acadêmica e local a participarem ativamente dessa campanha. No último dia 11 de junho, a UniVS, em parceria com o Hemoce de Iguatu, realizou uma campanha de doação de sangue nos espaços da instituição.
Quem pode ser um doador de sangue:
– Estar saudável;
– Estar bem alimentado;
– Pesar acima de 50kg;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Apresentar documento oficial com foto.
Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em doador.hemoce.ce.gov.br. O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.