Inscrições Abertas para o Projeto Reabilita UTI: Capacitando Estudantes de Fisioterapia

04/06/2024 11:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) está com inscrições abertas para o Projeto Reabilita UTI, destinado a capacitar estudantes de Fisioterapia nas práticas intensivas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Sob a coordenação da professora Ryana Karla, o projeto oferece aos alunos a oportunidade de explorar e atuar na UTI do Hospital Regional de Iguatu, Ceará, conhecida como UTI Dra. Lúcia de Fátima Dantas de Abrantes.

O projeto é direcionado aos alunos do sexto ao décimo semestre do curso de Fisioterapia da UniVS. A primeira e segunda etapa do projeto acontecerão no dia 17 de junho, às 14h, na Clínica-Escola da instituição. Os estudantes interessados devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link.

Inscreva-se aqui no projeto Reabilita UTI!

Objetivos e Detalhes do Projeto Reabilita UTI

O Projeto Reabilita UTI visa proporcionar aos alunos uma experiência prática em um ambiente de cuidados intensivos. Os participantes terão a chance de vivenciar e aprender sobre os conceitos de UTI e atender pacientes internados na unidade, sob a orientação da professora Ryana Karla. Este projeto é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas e a compreensão da importância da fisioterapia em contextos críticos de saúde. Além disso, o aluno terá a oportunidade de:

• Desenvolver habilidades práticas em fisioterapia relevantes para a UTI, como manejo de ventilação mecânica e mobilização precoce;
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos e outros profissionais de saúde;
  • Preparar os alunos para os desafios da carreira em fisioterapia na UTI, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.

Para participar, o aluno deve ter concluído as disciplinas de Fisioterapia Respiratória 1 e 2 (Aplicada), estar devidamente matriculado no curso e ter disponibilidade para locomoção entre cidades. O projeto terá uma carga horária total de 100 horas, entre encontros presenciais e remotos, incentivando a participação ativa dos alunos e a reflexão sobre suas experiências por meio de relatos simples.

Processo Seletivo

Os alunos interessados passarão por um processo seletivo que inclui uma prova escrita e uma entrevista com a professora orientadora. A prova escrita avaliará o conhecimento teórico dos alunos sobre anatomia respiratória, fisiologia respiratória e patologias como pneumonia, asma e DPOC. Esta avaliação inicial garantirá que os participantes tenham a base teórica necessária para maximizar o aprendizado prático durante o projeto.

Projeto Reabilita UTI é uma excelente oportunidade para os estudantes de Fisioterapia da UniVS aprofundarem seus conhecimentos e habilidades em um ambiente de UTI, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuírem significativamente para a saúde e o bem-estar dos pacientes.