O artigo apresenta e discute o processo de cocriação de uma startup tecnológica social na perspectiva ESTEAM durante a pandemia.
O professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), Wilson Santos, teve um artigo de sua autoria, em parceria com duas pesquisadoras que são referência na área de Educação OnLIFE – Eliane Schlemmer e Lisiane Cézar de Oliveira –, publicado na edição especial da revista internacional Journal of e-Learning and Knowledge Society, sobre o tema Cidadania Digital.
O artigo intitulado “Digital citizenship and invention: the ecosystem inhabiting of education for social transformation” (Cidadania digital e invenção: o habitar ecossistêmico da educação para a transformação social) apresenta e discute o processo de cocriação de uma startup tecnológica social na perspectiva ESTEAM durante a pandemia, a partir da necessidade de convergir arte e educação em um momento de distanciamento social.
Segundo o prof. Wilson Santos, nessa startup, integrantes de um projeto de dança, professores e alunos de diversas áreas de conhecimento “criaram e desenvolveram um projeto chamado ‘Wearable Pulsus’, no qual foram prototipados wearables (dispositivos ou acessórios que podemos vestir ou usar, como, por exemplo, smartwatches) que conseguiam enviar, através desses ‘Pulsus’, os passos de dança para qualquer pessoa”, explicou. Ele ressaltou, ainda, a importância desses protótipos ao oportunizar a participação de mais pessoas durante a atividade, sem a necessidade de estarem fisicamente no mesmo local.
Journal of e-Learning and Knowledge Society
Também conhecida como Je-LKS, a revista iniciou suas publicações em 2005, com três números a cada ano desde então, destinando-se a pesquisadores em geral envolvidos com a temática de inovação tecnológica, educação online e gestão do conhecimento.