Professor da UniVS é aprovado em doutorado na Universidade Federal da Paraíba

Pesquisa do docente será na área de Governança e Desenvolvimento Sustentável na Piscicultura.

01/04/2022 10:48 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor do curso de Administração do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), Emmanuel Teixeira Pinheiro, foi aprovado no doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduado em Administração pela UniVS e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, com mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri e especializado nas áreas de Elaboração e Gerenciamento de Projetos (IFCE), Pobreza e Desigualdade Social (UFC) e Docência no Ensino Superior (UniVS), o docente irá pesquisar na linha de Governança e Desenvolvimento Sustentável na Piscicultura, onde estudará especificamente sobre o açude Juscelino Kubitscheck, localizado no município de Orós (CE).

“As expectativas são de alargamento do conhecimento e de construção de novas possibilidades de contribuir com pesquisas que favoreçam o desenvolvimento sustentável a partir da governança, não só na piscicultura, mas em outras frentes econômicas, sociais e ambientais. A partir desse conjunto de expectativas, além de outras, os alunos [da UniVS] serão beneficiados no sentido de disporem de um profissional envolvido com pesquisas e produções científicas, favorecendo o debate e o processo de aprendizagem”, afirma o prof. Emmanuel Teixeira.

Piscicultura

O Brasil é um dos principais produtores aquícolas do mundo, graças a sua significativa disponibilidade hídrica. A piscicultura é o ramo da aquicultura que cultiva peixes de espécies variadas de forma controlada, da fase inicial (alevino) até a fase em que se tornam ideal para o consumo. O cultivo é realizado por meio de técnicas e controles de acompanhamento periódico, além do uso de ferramentas e substâncias específicas para estimular o crescimento saudável dos animais.

A instituição

A UFPB ocupa a 31ª colocação no ranking das 100 melhores instituições de nível superior da América Latina. O levantamento foi publicado em janeiro de 2022 pelo grupo de pesquisa Cybermetrics Lab, vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas, principal instituição de pesquisa da Espanha, e reuniu dados de universidades de 200 países.