O evento abordará os desafios ético-políticos da atuação do profissional de Psicologia acerca da saúde mental da população negra.
A Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária e Apoio do Curso de Psicologia da UniVS (LAPSICO) realizará a mesa-redonda com o tema “Saúde mental da população negra e os desafios ético-políticos da Psicologia”. O evento ocorrerá no dia 19 de novembro, às 19h, com transmissão pelo canal da UniVS no YouTube.
O tema em questão se tornou ainda mais evidente após o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançar recentemente um dossiê sobre Psicologia Antirracista, de modo que contribuiu com literaturas e transmissão do conhecimento sobre a temática e fomentou as reflexões sobre o papel da Psicologia na reparação histórica das desigualdades raciais.
Na mesa de discussões, estará presente a psicóloga clínica e organizacional, Mirian Marques Andrade (CRP11/12212), que é graduada pela Unileão, especialista em Saúde Mental com ênfase em Psicanálise pela INESP, graduanda em Psicanálise e vinculada à Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es.
Para complementar as discussões, participará também a psicóloga Beatriz da Silva Santos (CRP-11/17466). Ela é graduada pela Centro Universitário Vale do Salgado, pós-graduanda em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), e atualmente integra o Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismos Carolina Maria de Jesus (LAPFEM).
Como mediadora, estará presente a graduanda em Psicologia pela UniVS, Evilâne Praxedes Ribeiro. Ela atualmente é membro do Grupo de Estudos em Psicanálise e Arte; diretora de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Comunitária; e membro do Laboratório de Estudos em Psicologia e Feminismos.
Mesa-redonda: Saúde mental da população negra e os desafios ético-políticos da Psicologia
Data: 19 de novembro
Horário: 19h
Transmissão ao vivo pelo canal da UniVS no YouTube