O evento, que aconteceu de forma remota pelo YouTube e Google Meet, contou com apresentações científicas e culturais durante três dias.
Entre os dias 27 e 29 de outubro, o Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS) realizou o UniVS Científico. O evento reuniu estudantes e professores da própria Instituição e pesquisadores de outras IES com apresentações de trabalhos, mesas temáticas e divulgação de produções realizadas no âmbito acadêmico.
Durante a abertura, o vice-reitor da UniVS, professor Wilson Santos, afirmou se tratar de um momento de reflexão e de ação científica. “É o momento para a gente parar e pensar como anda a nossa prática científica e qual o papel que essa prática desempenha na nossa vida. Cada vez mais a gente entende que a ciência tem um papel central, principalmente no cenário atual”, ressaltou.
Nesta edição de 2021, o evento ganhou destaque devido à ampla participação dos alunos egressos nas mesas de debates, apresentações de trabalhos e experiências compartilhadas do mercado de trabalho. Em cada espaço, os alunos puderam apresentar as realidades vividas em projetos acadêmicos e como a pandemia possibilitou novos desafios no dia a dia universitário.
“Percebi que sendo monitora na forma remota houve uma maior procura, porque antes (eu) marcava uma monitoria e não aparecia a quantidade de pessoas. Mas, hoje como temos o grupo de WhatsApp, eles simplesmente pegam meu número e tiram suas dúvidas num horário estipulado, é bem mais fácil”, avalia Jaqueline Parnaíba, discente do 7º período de Enfermagem e monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem II.
Na noite de encerramento, a Companhia Movimentos apresentou o espetáculo de dança “Carcará”, que narra de forma figurada a potência do homem sertanejo frente às condições climáticas e geográficas do sertão. O momento final foi ainda abrilhantado com a presença da professora Eliane Schlemmer, pós-doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal, que abordou de forma prática as transformações digitais na pesquisa em âmbito global.
Para a professora Kerma Márcia, coordenadora do UniVS Científico, foi um momento positivo em relação à participação nos momentos da programação. Ela ressalta também a qualidade e pertinência dos assuntos compartilhados nas mesas e palestras, e a troca de vivências compartilhadas nas mesas, bem como o alto nível das palestras com profissionais reconhecidos internacionalmente. Kerma vislumbra ainda para os próximos eventos maior fomento e um maior envolvimento da comunidade acadêmica, a fim de proporcionar uma troca de experiências quanto às contribuições do ensino superior no desenvolvimento da região, considerando os seus pilares de ensino, pesquisa e extensão.