⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A aluna Luiza Maria Ferreira Silva, juntamente com a professora Rayanne de Sousa Barbosa publicaram o artigo intitulado: Caracterização dos pacientes com feridas crônicas atendidos em um ambulatório de Enfermagem. O artigo foi publicado na Revista International Journal of Development Research- IJDR, com Qualis A2 e fator de impacto 7.012.
Segundo a professora Mestre em Enfermagem, Rayanne de Sousa Barbosa, o trabalho foi fruto das experiências e atendimentos realizados no Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões (APTL), na Clínica Escola da UniVS, a partir do Projeto de Extensão APTL, com o intuito de conhecer através da caracterização os pacientes atendidos pelo ambulatório, destacando as principais lesões, tratamentos e orientações de autocuidado realizadas aos pacientes com feridas.
De acordo com a aluna do 10º semestre do curso de Enfermagem Luiza Maria Ferreira Silva, a relevância do estudo é colaborar com o empoderamento da pessoa doente, na promoção do autocuidado, possibilitando um cuidado integral e proativo.
“Torna-se relevante, pois irá levar o paciente a utilizar o autocuidado, diminuindo as incapacidades. Sendo assim, o enfermeiro exerce papel fundamental na dimensão do cuidar, uma vez que, possui a visão holística do paciente, considerando-o em toda sua dimensão biopsicossocial”, avalia a aluna.