Professor da FVS participa de congresso internacional na Argentina

Entre os dias 29 de julho e 01 de agosto de 2019, ocorreu na cidade de Mar del Plata-Argentina, a XVI Jornadas Nacionales de História de las Mujeres, e o IX Congreso Iberoamericano de Estudios de Género, ambos eventos realizados na Universidad Nacional de Mar del Plata. Na […]

02/08/2019 14:56 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na ocasião, o Prof. Ms. Antoniel Gomes Filho apresentou o artigo intitulado: CORPO, GÊNERO E VIOLÊNCIAS NO BRASIL, na mesa de debates intitulada: Cuerpo, género y violência: história e presente, sob coordenação das Professoras: Moira Pérez (UBA), Lourdes Peruchena (Udelar) e Lucía Verónica Martinez Hernadez (Udelar).

Nas palavras do Prof. Antoniel Gomes Filho: “A Jornada Nacional e o Congresso Iberoamericano de Estudos de Gênero constituem-se de eventos científicos importantes para os Estudos de Gênero e Sexualidade na Iberoamérica. Durante a participação na mesa de debates as considerações teóricas e metodológicas das professoras coordenadoras foram fundamentais para ampliar o escopo do artigo, e pensar novas análises sobre os processos sociopolíticos que envolvem os corpos, os gêneros e as diversas formas de violência na atual sociedade brasileira. Vale destacar também a presença de pesquisadoras e pesquisadores dos mais diversos países, a exemplo: México, Estados Unidos, Uruguai, Chile, entre outros; a presença e interação entre nos pesquisadores é fundamental para que se possa compreender as mais diversas faces dos Estudos de Gênero em cada pais, nos mais diversos campos do saber. ”