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CPA

O que é uma CPA? CPA é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. Ela é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, professores, estudantes e da sociedade civil organizada. […]

29/04/2019 20:40 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O que é uma CPA?

CPA é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. Ela é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, professores, estudantes e da sociedade civil organizada.

A exigência de uma comissão avaliadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiu com a Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), obrigando todas as IES a criarem suas próprias comissões para avaliar o andamento de todos os processos educacionais e administrativos das faculdades e universidades públicas e privadas.

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA são sintetizados em forma de relatórios e garantem o credenciamento ou o recredenciamento das IES. Além disso, é um dos principais critérios para o reconhecimento ou renovação de conhecimento de cursos de graduação e pós-graduação exigidos pelo Ministério da Educação – MEC.

O que faz a comissão avaliadora?

A CPA é quem conduz o processo de avaliação interna das IES. Entretanto, a comissão é responsável, também, pela sistematização e disponibilização das informações exigidas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Outra competência de uma Comissão Própria de Avaliação é a elaboração do relatório de autoavaliação institucional, que deve ser aplicado para todos os alunos e funcionários. Vale lembrar que incentivar a participação de todos é uma das responsabilidades da CPA, e a melhor forma de garantir um resultado mais preciso.

Quais são os eixos de avaliação?

Os relatórios de autoavaliação aplicados pela CPA devem considerar cinco eixos temáticos criados também pela lei que instituiu o SINAES. São eles:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4: Políticas de Gestão
  • Eixo 5: Infraestrutura

O SINAES também pautou outras dimensões que podem ser abordadas nas avaliações, como:

  • Comunicação com a sociedade;
  • Política de atendimento aos estudantes e egressos;
  • Sustentabilidade financeira;
  • Responsabilidade social da instituição;
  • Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico administrativo.

RELATÓRIOS CPA

Avaliação Institucional CPA – 2018.1

AVALIAÇÃO CPA 2018.1GRÁFICO GERAL POR PERGUNTASAVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃOAVALIAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMASAVALIAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AVALIAÇÃO DIREITO
AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
AVALIAÇÃO ENFERMAGEM
AVALIAÇÃO FISIOTERAPIA
AVALIAÇÃO PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO SERVIÇO SOCIAL

Avaliação Institucional CPA – 2018.2

GRÁFICO GERAL POR PERGUNTASAVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃOAVALIAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMASAVALIAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AVALIAÇÃO DIREITO
AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
AVALIAÇÃO ENFERMAGEM
AVALIAÇÃO FISIOTERAPIA
AVALIAÇÃO PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO SERVIÇO SOCIALRELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2017

COMPOSIÇÃO:

MEMBROS TITULARES POR SEGMENTO ACADÊMICO:

Representante Docente
Profa. SONILDE SARAIVA JANUÁRIO NUNES
Coordenadora da CPA

Representante Discente
LIVIA LUCIANO BARROS GOMES

Representante Técnico-Administrativo
ANTÔNIA ADRIANA PINHEIRO FERREIRA

Representante da Sociedade Civil 
ROSA MARIA PINHEIRO LANDIM ALENCAR

DIMENSÕES:


DIMENSÕES PARA AVALIAÇÃO:

Dimensão 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

Dimensão 2 – Política de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação

2.1. Política de Ensino

2.2. Política de Pesquisa e Extensão

2.3. Política de Pós-graduação

2.4. Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Monitoria

2.5. Programa de Bolsas

2.6. Incentivo para o desenvolvimento de Atividades de Iniciação Científica

2.7. Programa de Monitoria

Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição

3.1. Política de Responsabilidade Social

3.2. Relações e Parcerias com a Comunidade, Instituições e Empresas

Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade

4.1. Comunicação Externa

4.2. Comunicação Interna

Dimensão 5 – Política de Pessoal do Corpo Docente e Corpo Técnico-Administrativo

5.1. Perfil Docente

5.2. Política de Qualificação Docente

5.3. Incentivo aos Docentes

5.4. Apoio Didático-pedagógico aos Docentes

5.5. Regime de Trabalho dos Docentes

5.6. Políticas de Pessoal do Corpo Técnico-Administrativo

5.7. Políticas de Qualificação do Corpo Técnico-Administrativo

5.8. Plano de Carreira e/ou Cargos e Salários do Corpo Técnico-administrativo

Dimensão 6 – Organização e Gestão da Instituição

6.1. Administração Institucional

6.2. Instâncias de Decisões

6.3. Organograma Institucional

6.4. Autonomia da IES em Relação à Mantenedora

6.5. Estrutura de Órgãos Colegiados

Dimensão 7 – Infra-Estrutura Física, Tecnológica, Biblioteca e Laboratórios

7.1. Instalações Gerais

7.2. Estrutura Tecnológica

7.3. Biblioteca

7.3.1. Espaço Físico

7.3.2. Acervo

7.3.3. Serviços

7.3.4. Laboratórios e Instalações Específicas

Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação

8.1. Auto-avaliação

8.2. Avaliações Externas

Dimensão 9 – Políticas de Atendimento a Estudantes

9.1. Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico do Discente

9.2. Condições Institucionais para os Discentes

9.3. Egressos


Dimensão 10 – Sustentabilidade Financeira

METODOLOGIAS:


Este processo de auto-avaliação é desenvolvido com a participação dos segmentos: docentes, técnico-administrativos, estudantes, dirigentes e representantes da sociedade sob a coordenação da CPA.
Um processo de auto-avaliação deste porte inclui, necessariamente, a negociação e a participação dos envolvidos tanto nas decisões relativas aos indicadores previstos quanto ao que diz respeito à definição das medidas decorrentes dos resultados obtidos.
A análise situacional compreende o diagnóstico da realidade, que será objeto da intervenção pretendida. De modo que visa a possibilitar a CPA identificar os principais problemas relativos ao ensino, permitindo, assim, a definição de prioridades, metas a alcançar e ações a serem desenvolvidas.
Para solucionar os problemas existentes no processo de auto-avaliação foi necessário utilizar uma das ferramentas da qualidade o Ciclo do PDCA de Deming, ou seja:

P: (PLAN) = Planejar para mudar

D: (DO) = Executar

C: (CHECK) = Verificar

A: (ACTION) = Agir para transformar

Etapa P: Planejando a Análise Situacional:


A partir da caracterização da realidade, dentro das dimensões, dever-se-á proceder à identificação dos problemas, assim como ressaltar as conquistas consolidadas. Neste momento, recomenda-se uma ampla discussão sobre os “achados” do processo permitindo que, internamente, esses problemas e conquistas sejam priorizados.
Etapa D: Identificação de Problemas e Conquistas:


Nessa etapa do processo avaliativo, devem-se observar prioritariamente as necessidades, efetivas de cada curso, cada departamento e/ou cada setor da Faculdade Leão Sampaio, permitindo uma reflexão sobre os problemas, conquistas e potencialidades, com base no que seria ideal conseguir executar a ação educativa planejada. Para isto, desenvolver o projeto de implantação ou melhoria, atendendo as necessidades existentes. Coletar dados avaliativos antes, durante e depois da execução para melhor ajudar a equipe de trabalho em como solucionar os problemas diagnosticados decorrente da análise dos dados.
Etapa C: Identificação de Soluções

Verificar os resultados do programa de implantação ou melhoria, comparando as metas obtidas com as esperadas. Interpretar os dados coletados para determinar o que deu certo, ou errado e por que.

Etapa A: Plano de Ação


O Plano de ação constitui-se no elemento-chave para a transformação positiva da realidade, permitindo uma visualização efetiva dos esforços necessários para se buscar a qualidade institucional. 
Para assegurar o aperfeiçoamento e o sucesso do processo avaliativo, é preciso desenvolver um trabalho que englobam as seguintes operações:

Elaborar um Plano de Ação:

Analisar o problema em profundidade;

Definir os objetivos a serem alcançados;

Estabelecer as metas quantitativas para que os resultados possam ser medidos em termos numéricos (quantidade ou percentagem de melhoria).

Estabelecer uma estrutura de trabalho:

Definir como será executado o plano;

Alocar responsabilidade e autoridade;

Estabelecer prazos;

Definir os dias e os horários das reuniões (que são permanentes e regulares)

Executar as atividades planejadas:

Tornar efetivas as ações previstas;

Coletar dados durante toda a execução do projeto;

Acompanhar, controlar e avaliar as atividades executadas:

Verificar o trabalho executado;

Efetuar ações corretivas se for o caso;

Instalar mudanças permanentes;

Buscar novas oportunidades de aperfeiçoamento.


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