FVS é a melhor faculdade do interior do Ceará segundo o MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao MEC divulga o Índice Geral de Cursos (IGC), considerada a mais importante avaliação de ensino. O índice avalia todas as instituições de ensino superior no País, tanto as públicas quanto as privadas, com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada uma delas.

11/01/2019 21:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na avaliação, a Faculdade Vale do Salgado se manteve no topo do ranking, ficando entre as sete melhores instituições do Ceará, e na categoria faculdade, a FVS é a melhor FACULDADE DO INTERIOR DO CEARÁ, recebendo nota 4 no IGC.

O que é IGC?

O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC, sintetizando em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação (presenciais e a distância), mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O cálculo do IGC é realizado anualmente e é medido entre outros quesitos pela a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.

A nota do Índice Geral de Cursos varia de 1 a 5. As instituições que recebem notas 4 e 5 são consideradas excelentes e as avaliadas com notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias.

FVS é destaque na região

Este é um reconhecimento importante, pois coloca a FVS em evidência no cenário nacional, fortalecendo o Polo Universitário da Região Centro- Sul, promovendo a sustentabilidade regional, bem como a redução das desigualdades sociais.