Acadêmicos de Psicologia realizam momento de partilha e empoderamento com usuários do CAPS AD e UAA do município de Icó/CE

No dia 17 de maio foi realizada uma ação dos acadêmicos de Estágio Básico II do Curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado – FVS junto ao Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas – CAPS AD e a Unidade de Acolhimento Adulto – UAA, sob a orientação da Professora Alcylanna Nunes Teixeira. A ação se deu na Praça Largo do Theberge, com o apoio de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS do Município de Icó.

23/05/2018 14:49 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O momento consistiu-se em levar os usuários desses equipamentos de Saúde Mental para a referida praça, com intuito de trabalhar o tema LUTA ANTIMANICOMIAL, visto que emerge a necessidade dos usuários conhecerem sobre a política em que estão inseridos e a importância de se tornarem mais ativos e autônomos nos serviços, bem como em seu próprio processo de promoção de saúde e cidadania.

Os usuários foram recebidos com música ambiente e a ação foi iniciada com alongamento orientado pelo Educador físico da RAPS, harmonizando as energias. O tema introduzido através uma encenação das estudantes de Psicologia Alinny Alice Batista e Beatriz da Silva Santos, seguindo com uma Roda de Conversa sobre Reforma Psiquiátrica e Luta antimanicomial de modo geral, ressaltando sobre a liberdade e redução de danos como modelo de tratamento, as abordagens humanizadas contrárias ao modelo de isolamento do manicomial e as mudanças geradas para os tratamentos e os benefícios do modo como hoje são desenvolvidos. Tivemos relatos e falas ativa dos usuários, dos demais alunos e dos profissionais presentes, fechamos o momento com uma dinâmica pela qual foi possível fortalecer os vínculos e motivarmos para os desafios diários. Encerramos então com um café da manhã proporcionando uma partilha e integração dos usuários, acadêmicos e profissionais.